secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE lança site «mensagemaoministro.pt»


16 Outubro 2023

Destaques

FNE lança site «mensagemaoministro.pt»
No seguimento das mais recentes iniciativas de protesto, a FNE avança agora com a ação "mensagemaoministro".

Esta iniciativa terá início no dia 2 de outubro, data em que se inicia a Semana Europeia dos Professores, e tem como base um site (www.mensagemaoministro.pt) em que alunos, docentes e pessoal de apoio educativo (PAE) podem deixar uma mensagem ao Ministro da Educação. As mensagens recebidas serão reunidas e publicadas num livro, que será depois oferecido ao Ministro da Educação por altura da época natalícia.

Numa altura em que se avolumam as múltiplas insatisfações no início deste ano letivo, a FNE pretende permitir que os trabalhadores da educação e alunos das escolas de todo o país possam manifestar por escrito, digitalmente, a sua opinião sobre as políticas educativas deste governo e a ausência de medidas urgentes para a resolução dos problemas da educação.

Apesar da permanente disponibilidade construtiva manifestada pela FNE, com total abertura para o diálogo e negociação, o Ministério da Educação persiste em deixar as organizações sindicais longe do aprofundamento alargado das soluções que importa encontrar, para a qualidade do nosso sistema educativo e para a valorização dos profissionais da educação.

Na sequência da indisponibilidade manifestada pela tutela, a página de internet criada pela FNE “mensagemaoministro.pt” oferece aos profissionais da educação e alunos uma oportunidade de se exprimirem e reforçarem a luta pelo reconhecimento e valorização daqueles que vivem e constroem a escola e que tão fundamentais são para um futuro melhor da nossa sociedade.

A FNE lamenta que se tenha iniciado mais um ano letivo sem que o Governo tenha sido capaz de resolver os principais problemas do sistema educativo, o que agrava as condições de vida e de trabalho dos seus profissionais e aumenta, cada vez mais, uma política educativa que insiste na desvalorização permanente das carreiras dos profissionais da educação, colocando em risco uma educação de qualidade.

Esperamos que o Ministro da Educação leia atentamente as mensagens que os alunos, docentes e pessoal de apoio educativo lhe vão fazer chegar através do livro que lhe será oferecido no final do 1.º período do ano escolar 2023-2024.

Porto, 2 de outubro de 2023

A Comissão Executiva da FNE

Pedro Barreiros
Secretário-Geral

Notícias Relacionadas

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN | Em declarações à CNN Portugal, Pedro Barreiros, Se...

16 Outubro 2023

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

No âmbito das comemorações dos seus 50 anos de existênci...

16 Outubro 2023

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Concursos 2024: de 10 a 16 de abril No Aviso n.º 6468-A/20...

16 Outubro 2023

A descida dos salários dos Professores

A descida dos salários dos Professores

Com a discussão centrada na reposição do tempo de serviç...

16 Outubro 2023