secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Semana Europeia dos Professores com várias iniciativas


4 Outubro 2023

Destaques

Semana Europeia dos Professores com várias iniciativas

hasteamento da bandeira "Obrigado Professor" em escolas de norte a sul e ilhas, entre os dias 4 e 5 de outubro, o lançamento de um site dedicado ao envio de mensagens ao Ministro da Educação e um concerto online via Youtube com Miguel Tela, às 21h00 do dia 7 de outubro, serão o ponto de lançamento das várias iniciativas que a Federação Nacional da Educação (FNE) e os seus sindicatos irão levar a cabo nas celebrações da Semana Europeia dos Professores.

Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Professor, a FNE pretende com um conjunto de iniciativas reforçar a mensagem de homenagem sobre a importância do reconhecimento pela sociedade do papel fundamental que os professores desempenham, tendo estado sempre presentes e colmatando as enormes insuficiências tantas vezes sublinhadas no sistema de educação e formação, no qual tão pouco se tem investido, ao longo de tantos e tantos anos.

E por isso no dia 2 de outubro o site "mensagemaoministro" será aberto a alunos, docentes e pessoal de apoio educativo (PAE) para deixarem uma mensagem ao Ministro da Educação. As mensagens recebidas serão reunidas e publicadas num livro, que será depois oferecido ao Ministro da Educação por altura da época natalícia.

A 3 de outubro, pelas 11h30, em convergência com oito organizações sindicais, a FNE marcará presença na Residência Oficial do Primeiro-Ministro para uma concentração de professores que será um grito de alerta aos governantes, no sentido de mudarem a atitude que têm mantido até agora, de confronto com os professores.

O dia 4 de outubro ficará marcado pela inauguração de outdoors nas estradas de Portugal pelos nove sindicatos em convergência relativos à valorização da profissão docente.

O Dia Mundial do Professor, 5 de outubro, contará então com uma Conferência Internacional online organizada pelos nove sindicatos em convergência além de depoimentos, vídeos e hastear da bandeira "Obrigado Professor" por parte dos sindicatos de docentes da FNE.

No mesmo dia, a FNE e os seus Sindicatos promovem o lançamento da edição de 2024 do Concurso "Era Uma Vez… o 1º de Maio", desafiando alunos, educadores e professores de todo o país a apresentar trabalhos alusivos ao Dia do Trabalhador e assumindo como tema para a edição deste ano “Ser Professor com a casa às costas”.

A iniciativa, que registou ao longo das suas sucessivas edições a participação de milhares de trabalhos, visa compreender e explorar, de modo criativo e artístico, o significado do 1º de Maio, reconhecer a solidariedade como valor fundamental e contribuir para o desenvolvimento da criatividade e da cidadania.

Greve Geral de Professores e Educadores vai acontecer a 6 de outubro e as celebrações desta semana terminam com um concerto de Miguel Tela, às 21h00 do dia 7 de outubro, no Auditório do Sindicato de Professores da Zona Norte (SPZN).


Por tudo isto e muito mais, o Dia Mundial do Professor é um dia que marca o reforço na busca pela valorização da vida profissional dos docentes portugueses, pois só com educadores, professores, formadores e investigadores prestigiados, valorizados e reconhecidos é que se estará a promover uma escola melhor, de qualidade, inclusiva e equitativa para todos.

A FNE não vai desistir de procurar construir um futuro de valorização para os docentes. E será junto com os professores que o iremos fazer. Só juntos conseguiremos criar propostas e atingir objetivos, na defesa das nossas soluções e nas ações que forem necessárias para as alcançarmos.

O Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente no dia 5 de outubro. Foi em 1994 que foi decidida pela UNESCO, juntamente com a Internacional da Educação, a celebração do Dia Mundial do Professor, a 5 de outubro de cada ano. Esta data foi escolhida para reconhecer a importância da declaração da OIT e da UNESCO sobre a condição dos trabalhadores docentes, concretizada em 5 de outubro de 1966.



Porto, 29 de setembro de 2023
A Comissão Executiva da FNE


Notícias Relacionadas

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN | Em declarações à CNN Portugal, Pedro Barreiros, Se...

4 Outubro 2023

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

No âmbito das comemorações dos seus 50 anos de existênci...

4 Outubro 2023

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Concursos 2024: de 10 a 16 de abril No Aviso n.º 6468-A/20...

4 Outubro 2023

A descida dos salários dos Professores

A descida dos salários dos Professores

Com a discussão centrada na reposição do tempo de serviç...

4 Outubro 2023