secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

"A luta vale a pena, quando é feita com responsabilidade, proposta e ação": Uma tarde de emoções fortes em manifestação pela MpD


22 Julho 2023

Atualidade

A FNE promoveu, na tarde desta sexta-feira (dia 21 de julho), uma concentração de Professores, Educadores e dirigentes sindicais, em frente ao Ministério da Educação (ME), exigindo a revisão urgente do regime especial da Mobilidade por Doença (MpD), fruto das alterações feitas com o Decreto-Lei n.º 41/2022, de 17 de junho.

No decorrer da manifestação, as cerca de duas centenas de manifestantes presentes aprovaram a resolução que visa a instauração de um regime justo e com regras claras da MpD e a consequente alteração do DL 41/2022. Posteriormente, a FNE foi recebida no ME pelo chefe de gabinete do Ministro da Educação, Jorge Morais, e a subdiretora-geral da Administração Escolar, Joana Gião, tendo a FNE entregado a resolução aprovada previamente.

Enquanto decorria a reunião, recebia-se a notícia da saída das colocações de resposta aos pedidos de MpD e, à porta do ministério, as emoções vibravam alto, variando entre lágrimas de alegria e alívio para os que conquistaram a aproximação à residência e lágrimas de frustração e revolta daqueles que continuam a ver a sua vida e saúde posta em suspenso, por, mais uma vez, serem colocados longe de casa.

Anabela Fernandes, sócia do SPZN, foi a cara desta manifestação, tendo provado, contra todas as adversidades - impostas pelo ME e pela própria doença -, que valerá sempre a pena continuar a lutar por condições mais justas para os professores em mobilidade por doença. Tendo sido admitida e ficado colocada em Bragança, na cidade onde reside, o alívio e alegria eram visíveis. Contudo, não escondeu, também, a empatia pela desilusão das dezenas de professores que ali se encontravam e que não haviam sido colocados, servindo-se do exemplo dos mesmos para reforçar a necessidade de não se desistir de apresentar propstas por uma profissão mais justa.

À saída da reunião, Pedro Barreiros, Secretário-Geral da FNE, anunciava aquilo que considera serem “duas conquistas muito positivas”. “O ME vai abrir, o mais rapidamente possível, um processo de avaliação da identificação da eficácia das medidas e quer isto dizer que o ME está a fazer um apanhado de tudo o que são os dados comparativos do ano anterior e deste ano para perceber o que acontece a cada um dos candidatos e vai também - e é uma conquista nossa de hoje - finalmente haver a alteração da capacidade de acolhimento, deixando de ser por grupos disciplinares", informou.

Nesta que foi uma tarde marcada por protestos, emoções fortes e conquistas significativas para os professores em mobilidade por doença, o SG da FNE reforçou que "podíamos estar aqui hoje sem conquistas, mas provou-se que a luta vale a pena, mas vale a pena quando é feita com responsabilidade, proposta e ação”, concluiu.

Concentração em frente ao ME pela Mobilidade por Doença

Notícias Relacionadas

SPZN nas celebrações do 1º Maio da UGT, em Vila Real

SPZN nas celebrações do 1º Maio da UGT, em Vila Real

Foi em Vila Real que a UGT realizou as comemorações do Dia...

22 Julho 2023

50.º Aniversário do SPZN contou com Conferência

50.º Aniversário do SPZN contou com Conferência "Meio Século" que juntou antigos presidentes

O Sindicato dos Professores da Zona Norte celebrou, esta t...

22 Julho 2023

Dia Mundial do Trabalhador 2024

Dia Mundial do Trabalhador 2024

O 1º de Maio deste ano encontra-nos numa situação socia...

22 Julho 2023

FNE pede soluções até junho para haver paz nas escolas

FNE pede soluções até junho para haver paz nas escolas

A FNE defendeu que as negociações para a recuperação d...

22 Julho 2023