secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Editorial - Jornal FNE (junho 2023)


30 Junho 2023

Notícias FNE

Editorial - Jornal FNE (junho 2023)

Ação sindical e desafios futuros:

Defender a Profissão e a Carreira de todos os Profissionais da Educação

 

É com enorme satisfação que me dirijo a todos os trabalhadores da educação, através deste editorial, para refletir sobre o atual contexto político-sindical. Neste momento crucial, importa destacar os desafios que se colocam aos sindicatos e aos trabalhadores que representam, bem como o forte envolvimento na ação desenvolvida ao longo do último ano.

Vivemos tempos de mudanças aceleradas e transformações sociais profundas que, inevitavelmente, têm impacto na educação e nos seus profissionais. No meio de tanta turbulência, é fundamental que os sindicatos se posicionem de forma ativa e corajosa, assumindo o seu papel na defesa dos direitos dos trabalhadores, da valorização e dignificação das carreiras e de melhores condições de trabalho.

Ao longo do último ano letivo, foi notório o empenho incansável dos sindicatos e dos trabalhadores na defesa de uma educação de qualidade para todos. Diante dos desafios impostos, foi necessária uma forte e empenhada ação sindical por melhores condições de trabalho, pela dignificação e valorização das carreiras, por concursos justos e mecanismos de mobilidade por doença que respeitem as pessoas, e ainda pela defesa de uma educação pública, inclusiva e de qualidade.

No entanto, sabemos que os desafios não se encerram aqui. O próximo ano letivo afigura-se como um período de extrema importância para a defesa e o futuro de todos os trabalhadores da educação. É imprescindível que os sindicatos se mantenham atentos e proativos, acompanhando de perto as políticas educativas, participando ativamente nas imprescindíveis negociações e propondo soluções que atendam às necessidades reais dos profissionais da educação.

Nesse sentido, é crucial que os sindicatos fortaleçam a relação com a comunidade escolar e com a sociedade como um todo, procurando parcerias que ampliem a visibilidade e a compreensão da importância do trabalho realizado pelos trabalhadores da educacão.

Além disso, é fundamental e urgente investir numa formação contínua, que permita a atualização das competências dos professores e demais profissionais da educação, devendo para esse efeito serem criadas condições de tempo, espaço e custos, garantindo que se possa selecionar a formação considerada mais útil para o exercício profissional e a gestão do tempo/horário para as frequentar.

É indubitável que o contexto político-sindical exige uma postura proativa e estratégica da FNE e dos seus sindicatos. É necessário construir alianças, promover a participação ativa dos trabalhadores nas decisões que os afetam e fortalecer as articulações em âmbito nacional e internacional.

A união e a mobilização dos associados e demais trabalhadores são instrumentos poderosos para fazer valer as nossas reivindicações e assegurar conquistas importantes.

À medida que avançamos rumo ao futuro, não podemos perder de vista a importância da educação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Assim, encorajamos cada trabalhador da educação a participar ativamente nas ações sindicais, contribuindo com as suas ideias, experiências e conhecimentos. Juntos, podemos enfrentar os desafios, construir uma educação transformadora e garantir um futuro promissor para a nossa profissão e para as futuras gerações.

Contem com a FNE nesta jornada, sempre em defesa da educação e da valorização dos profissionais que a tornam possível.

 

Saudações sindicais,

 

Pedro Barreiros

Secretário-Geral da FNE




Notícias Relacionadas

Segunda reunião negocial entre FNE e MECI agendada para 13 de maio

Segunda reunião negocial entre FNE e MECI agendada para 13 de maio

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) ...

30 Junho 2023

Primeira reunião negocial entre a FNE e o MECI já terminou

Primeira reunião negocial entre a FNE e o MECI já terminou

Terminou a primeira reunião negocial da FNE com o M...

30 Junho 2023

LUSA | FNE quer recuperação do tempo de serviço mais rápida e diploma até julho

LUSA | FNE quer recuperação do tempo de serviço mais rápida e diploma até julho

Lisboa, 03 maio 2024 (Lusa) – A Federação Nacional de ...

30 Junho 2023

Reunião com MECI - Recuperação do tempo de serviço na ordem de trabalhos

Reunião com MECI - Recuperação do tempo de serviço na ordem de trabalhos

A Federação Nacional da Educação (FNE) fez chegar ao M...

30 Junho 2023