Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies. Saiba Mais
PÚBLICO: Professores dos grupos 200, 210 e 220
RELEVÂNCIA: Releva para a dimensão científica e pedagógica
CONTEÚDOS DA AÇÃO:
Componente teórica/prática 1. Didática do Português: fundamentos e metodologia. 2. Mobilização de conceitos básicos: linguagem; língua; conhecimento linguístico implícito, conhecimento linguístico explícito; aquisição, aprendizagem; compreensão, expressão; usos de língua; consciência linguística e conhecimento metalinguístico. 3. Documentos orientadores do ensino-aprendizagem do português (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Metas Curriculares e Programas dos 1.º e 2.º ciclos, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais). B. Desenvolvimento de competências em língua portuguesa 1. A leitura: decifração e compreensão 1.1. Iniciação à leitura e à escrita. 1.2.O ato de ler: