Consentimento de Cookies

Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies. Saiba Mais

 

A Carregar...
A Carregar...
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Greve por distritos durante 18 dias úteis, de 17 de abril a 12 de maio; Pré-avisos de greve começaram a ser apresentados hoje
Greve por distritos durante 18 dias úteis, de 17 de abril a 12 de maio; Pré-avisos de greve começaram a ser apresentados hoje
Prosseguindo a sanha antidemocrática que tem levado o ME a violar o direito à greve, desta vez a intenção era impedir que as greves anunciadas para esta semana se iniciassem hoje
Prosseguindo a sanha antidemocrática que tem levado o ME a violar o direito à greve, desta vez a intenção era impedir que as greves anunciadas para esta semana se iniciassem hoje
Pré-avisos de greves ao serviço extraordinário, serviço imposto fora do horário de trabalho, CNLE e último tempo letivo diário
Pré-avisos de greves ao serviço extraordinário, serviço imposto fora do horário de trabalho, CNLE e último tempo letivo diário
  • ÁREA RESERVADA

    Registar-se
    Recuperar Password
Envie-nos um email
  • Pesquisa

SPZN - Sindicato dos Professores da Zona Norte Logotipo
Cursos de Formação
16 - DIDÁTICAS ESPECÍFICAS DO ENSINO DO PORTUGUÊS NO ENSINO BÁSICO

16 - DIDÁTICAS ESPECÍFICAS DO ENSINO DO PORTUGUÊS NO ENSINO BÁSICO

25 horas
Regime E-learning
Grupo 210 Português e Francês, Grupo 200 Português e Estudos Sociais/ História, Grupo 220 Português e Inglês
Custos administrativos: 5,00 €
Preço sócio: 0,00 €
Share
Print
Formador:
Marlene Lobato Pires
Registo de Acreditação:
Registo de acreditação – CCPFC/ACC-111304/21

 

PÚBLICO: Professores dos grupos 200, 210 e 220

RELEVÂNCIA: Releva para a dimensão científica e pedagógica

CONTEÚDOS DA AÇÃO:

Componente teórica/prática
1. Didática do Português: fundamentos e metodologia.
2. Mobilização de conceitos básicos: linguagem; língua; conhecimento linguístico implícito, conhecimento linguístico explícito; aquisição, aprendizagem; compreensão, expressão; usos de língua; consciência linguística e conhecimento metalinguístico.
3. Documentos orientadores do ensino-aprendizagem do português (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Metas Curriculares e Programas dos 1.º e 2.º ciclos, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais).
B. Desenvolvimento de competências em língua portuguesa
1. A leitura: decifração e compreensão
1.1. Iniciação à leitura e à escrita.
1.2.O ato de ler:

  • O ensino da decifração: vias de acesso (fonológica e lexical).
    4. O ensino da compreensão de textos: o ensino explícito de estratégias de compreensão.
    1.5. Construção de atividades e exercícios (a Família Compreensão, …).
  • A escrita: dimensões gráfica e ortográfica e escrita compositiva
    2.1. Emergência da literacia de escrita no jardim de infância.
    2.2. A dimensão gráfica e ortográfica da escrita.
    2.3. A escrita compositiva: modelos processuais de escrita; fases de aquisição da escrita.
    2.5. Construção de atividades e exercícios (o Estaleiro de Escrita, …).
    3. A oralidade: compreensão e expressão
    3.1. Processo de compreensão: reconhecer, selecionar, interpretar, antecipar, inferir, reter.
    3.2. Modelos de expressão oral: planificar, selecionar e produzir.
    3.4. Construção de atividades e exercícios (géneros formais e públicos do oral, …).
    4. O ensino da gramática
    4.1. Desenvolvimento da consciência linguística.
    4.2. O ensino da gramática como explicitação do conhecimento linguístico.
    4.3. Construção de atividades e exercícios (o laboratório gramatical, …).
Horário:
09h30m-12h30m/14h-17h30m (último dia - 9h30m-12h30m/14h-16h30m)
Datas e Locais:
Online
6, 13, 20 e 27 de maio de 2023
Inscrever-se
« voltar
  • Sindicato
  • Notícias
  • Formação
  • Regalias
  • Contactos
  • Sindicalização
  • Agenda
  • App
Sindicaliza-te
  • RELATÓRIO ESTADO DA EDUCAÇÃO 2021
  • XIII Congresso FNE
  • Vídeo Manif 4 março 2023 - Porto
  • Assim ninguém quer ser Professor
Formação

Carta circular nº3 CCPFC jun 2020

7 Julho 2020

“Professor 2.1 – Vamos conversar sobre a docência”

12 Outubro 2019
  • Calendário Escolar 2022/2023
    Calendário Escolar 2022/2023
  • XIII Congresso FNE
    XIII Congresso FNE
  • Bandeira por uma Educação de Qualidade
    Bandeira por uma Educação de Qualidade
  • Simulador de custos
    Simulador de custos
  • Faixa "Tratem bem os que cá estão" à entrada das Escolas
    Faixa "Tratem bem os que cá estão" à entrada das Escolas
Subscrever Newsletter

Aceita os termos da nossa Política de Privacidade?

Aceita que utilizemos os seus dados para fins promocionais?

X

AVISO

Rejeitando todas as opções será impossivel enviar-lhe uma newsletter.

Por favor, certifique-se de que é mesmo isto que pretende.

Facebook    Youtube      Instagram      Flickr      Spotify
      |      
UGT    FNE    FESAP
  © 2023 SPZN   |   Powered with ❤ by Goweb Agency