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A valorização da carreira docente e a dignificação dos professores e educadores passa inevitavelmente, entre outros aspetos importantes, pela melhoria das condições de trabalho.
Os professores e educadores querem ter tempo para poder fazer aquilo que melhor sabem: processo de ensino-aprendizagem!
Para que isso possa acontecer é urgente:
⇒ reforçar a sua autoridade em sala de aula e no espaço escolar, devendo ser adotadas medidas eficazes de tolerância zero para a indisciplina e a violência em contexto escolar;
⇒ definir claramente e fazer respeitar o conteúdo da componente letiva;
⇒ definir objetivamente o conteúdo da componente não letiva de estabelecimento, atribuindo-a à realização das reuniões regulares previstas nos horários dos docentes;
⇒ respeitar os limites dos horários e tempo de trabalho;
⇒ reforçar e respeitar a autoridade, a autonomia profissional e a confiança dos docentes nas suas decisões profissionais e pedagógicas;
⇒ eliminar todos os constrangimentos burocrático-administrativos, limitando-os aos procedimentos essenciais em termos de registo da atividade docente.
Neste plano destacamos, apenas alguns, exemplos da quantidade de planos, projetos, aplicações e relatórios inúteis que desviam os professores da sua primeira responsabilidade, que é ensinar:
- Plano Anual de Atividades (PAA) - Plano Plurianual de Atividades (PPA) - Projeto Educativo de Agrupamento (PEA) - Plano de Acão Estratégica (PAE) - Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) - Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) - Projeto Curricular de Turma (PCT) - Plano de Turma (PT) - Plano Educativo Individual (PEI) - Plano de Melhoria (PM) - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA) - Plano de Recuperação de Aprendizagens (PRA) - Relatório Técnico-Pedagógico (RTP) - Relatório Individual das Provas de Aferição (RIPA) - Relatório de Escola das Provas de Aferição (REPA) - Relatório Crítico do Diretor de Turma (RCDT) - Relatório Final de Execução de Atividades (RFEA) - “Ubuntu” - Plano 21|23 Escola+ - Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão (MUSAI) - Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) - Plano Curricular do Agrupamento (PCA) - Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação (SIGRHE) - Recenseamento do Desporto Escolar (RDE)CARTAZ PARA DOWNLOAD SPZN - DEZ 2021