<![CDATA[Notícias]]> https://spzn.pt Sat, 27 Apr 2024 07:06:46 +0100 Sat, 27 Apr 2024 07:06:46 +0100 (informacoes@spzn.pt) informacoes@spzn.pt Goweb_Rss http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss <![CDATA[FNE solicita esclarecimento ao MECI sobre suspensão de atividades em agosto]]> https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/3857 https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/3857
A Federação Nacional da Educação (FNE) vai solicitar, através de um ofício a enviar na próxima 6ª feira, 26 de abril de 2024, ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), um pedido de esclarecimento sobre o Despacho n.º 1/2024, relativo à possibilidade de suspensão das atividades nas escolas pelo período de uma semana, entre os dias 12 e 23 do próximo mês de agosto.

Os três Sindicatos de Pessoal de Apoio Educativo da FNE (STAAE-ZN, STAAE-ZC e STAAESul e RA) manifestaram junto da Federação a sua preocupação com esta decisão do MECI e pretendem evitar os procedimentos casuísticos acontecidos no ano de 2023 e o poder discricionário dos Diretores de Escola, em relação ao Pessoal de Apoio Educativo.

A subjetividade de escolha do período de férias destes trabalhadores levanta dúvidas que a FNE colocará ao MECI e que pretendem esclarecer a forma como deve ser interpretado o referido despacho, salvaguardando sempre o não condicionamento da escolha do período de férias destes trabalhadores.

A FNE vai ainda avançar com um pedido de reunião ao MECI para negociação de várias revindicações que afetam de modo profundo a vida profissional destes Trabalhadores nas escolas.

Porto, 24 de abril de 2024

A Comissão Executiva da FNE
]]>
Fri, 26 Apr 2024 00:00:00 +0100
<![CDATA[Lista de vencedores do Concurso "Era uma vez... o 1º de maio" - 2024]]> https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/3858 https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/3858
Já são conhecidos os vencedores do concurso "Era uma vez... O 1°de maio" promovido pela FNE em conjunto com os seus Sindicatos e com a AFIET e a UGT.

Esta é uma iniciativa que anualmente desafia alunos, educadores e professores de todo o país a apresentar trabalhos alusivos ao Dia do Trabalhador tendo sido assumindo como tema para a edição deste ano “Ser Professor com a casa às costas”.

Os trabalhos serão exibidos publicamente no hall da entrada da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real.

Parabéns a todos os vencedores e restantes participantes!


1º ESCALÃO
1º lugar Grupo R2 - Jardim de Infância da Retorta - AE de Campo - Valongo
2º lugar Escola Básica do Curval - AE Loureiro
3º lugar Alunos das Turmas B e C - Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal


2º ESCALÃO
1º lugar Turma Gualtar 9 do 4º ano - EB1 de Gualtar – AECA – Braga
2º lugar Alunos do 1º e 2º Ciclo - Jardim Escola João de Deus - Belas
3º lugar Turma 3A1 - 1º Ciclo - Escola Básica nº 1 de Lordelo – Paredes


3º ESCALÃO
1º lugar Inês Silva - 12º K - AE D. Maria II – Braga
2º lugar Sofia Portela - 12º K - AE D. Maria II – Braga
3º lugar Giovanna Prado - AE D. Maria II – Braga

MENÇÃO HONROSA
Matilde Castro - 12º K - AE D. Maria II – Braga
Carolina Oliveira - 12º J - AE D. Maria II – Braga


4º ESCALÃO
1º lugar Maria Emília Azevedo – AE de D. Manuel Faria e Sousa - Felgueiras
2º lugar Paula Maria Ferreira dos Santos Frade Neri – EB 2,3 Ciclo Salgueiro Maia – Fazendas de Almeirim
3º lugar Alexandrina Goreti Fernandes Martins Dias - AE de Dr. Guilherme Correia de Carvalho – Seia


Ata (versão .pdf)
]]>
Fri, 26 Apr 2024 00:00:00 +0100
<![CDATA[Reserva de Recrutamento n.º 30]]> https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/3859 https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/3859

Reserva de recrutamento 2023/2024 n.º 30

 26-04-2024


Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não Colocação, Retirados e Listas de Colocação Administrativa – 30.ª Reserva de Recrutamento 2023/2024.

Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas de segunda-feira, dia 29 de abril, até às 23:59 horas de terça-feira dia 30 de abril de 2024 (hora de Portugal continental).

Consulte a nota informativa.

]]>
Fri, 26 Apr 2024 00:00:00 +0100
<![CDATA[1º Maio da UGT - 2024 celebra-se em Vila Real]]> https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/3860 https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/3860
A UGT e os seus Sindicatos vão celebrar o 1º de Maio,  Dia Mundial dos Trabalhadores, na Praça do Município, em Vila Real.

O programa do evento inclui várias iniciativas, com destaque para as intervenções político-sindicais que acontecem às 15h00m e que vão contar com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, do Presidente da UGT-Vila Real, Nataniel Araújo, da Presidente da UGT, Lucinda Dâmaso e do Secretário Geral da UGT, Mário Mourão. 

Em seguida, pelas 16h30 acontece a atuação do cantor Fernando Pereira.

Durante o evento estão ainda garantidos vários espetáculos de animação.

A FNE marcará presença e os trabalhos do Concurso "Era uma vez...o 1º de Maio" vão estar em exposição no hall da entrada da Escola Camilo Castelo Branco, em Vila Real.

Consulte aqui o programa completo
 


Cartaz em PDF para download
]]>
Fri, 26 Apr 2024 00:00:00 +0100
<![CDATA[Pedro Barreiros entrevistado pelo Le Nouvel Observateur]]> https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/3861 https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/3861

O Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, concedeu uma entrevista à premiada jornalista Dominique Nora, grande repórter da revista Le Nouvel Obs, a principal revista de informação francesa, que analisa em direto os acontecimentos políticos, sociais e culturais em França e no mundo.

O encontro decorreu na manhã de 26 de abril de 2024, nas instalações do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN), na cidade do Porto. Dominique Nora encontra-se em Portugal para mostrar as desvantagens do denominado “milagre económico português”, através da análise e da desconstrução da dura realidade nos nossos setores da Educação, Saúde e Habitação.

A grande repórter francesa procurou o Secretário-Geral da FNE para conhecer a situação da política de educação em Portugal e os reais problemas e condições de trabalho dos educadores e professores no nosso país.

Começando por explicar a reivindicação da FNE do tempo de serviço congelado, Pedro Barreiros focou a conversa em redor de outras profundas feridas existentes no setor da educação, tais como o “processo Kafkiano da avaliação de desempenho docente” em Portugal, o envelhecimento e a urgência de rejuvenescimento de docentes e não docentes, a falta de professores, as turmas sem todos os professores ou a grande desvalorização profissional e política a que tem sido votada a classe docente.

Outros temas abordados tiveram que ver com as dificuldades de recrutamento e mobilidade dos profissionais da educação e o futuro de um governo débil, que não pode assegurar um mandato governativo completo. Os perigos e desafios dos avanços da extrema-direita em Portugal foram igualmente analisados, inclusive nas suas implicações no setor da educação.

Questionado sobre até onde os professores portugueses estão dispostos a ir nas suas reivindicações, Pedro Barreiros foi muito claro: “Os educadores e professores portugueses estão unidos e dispostos a tudo o que for preciso, pela valorização das suas condições de trabalho, das suas carreiras e da sua dignidade profissional”.

Nascida no seio de uma família judia envolvida na Resistência francesa, e após uma formação em engenharia agrícola, Dominique Nora tornou-se jornalista especializada em mercados financeiros, informática, telecomunicações e revolução digital. Após quatro anos de jornalismo económico no diário Libération, tornou-se correspondente económica em Nova Iorque do Le Nouvel Obs e, em seguida, chefe da secção de economia. Em março de 2018, foi nomeada chefe de redação de toda a produção digital e impressa do L'Obs. Mais recentemente voltou à sua paixão pela grande reportagem.

Dominique Nora é autora de vários livros premiados, nomeadamente " Les Possédés de Wall Street " (1987), "Les Pionniers de l'Or Vert " (2009) ou " Lettre à mes parents sur le Monde de Demain" (2015). Em língua portuguesa tem publicados os livros “O Assalto Planetário: a face oculta da Microsoft” (em parceria com Roberto Di Cosmo - 1998) e “Os Conquistadores do Ciberespalço” (1996).

A publicação da reportagem de Dominique Nora sobre o “milagre” económico português está prevista para o próximo mês de maio, na revista Le Nouvel Obs.

]]>
Fri, 26 Apr 2024 00:00:00 +0100