<![CDATA[Notícias]]> https://spzn.pt Mon, 20 Jan 2025 20:44:32 +0000 Mon, 20 Jan 2025 20:44:32 +0000 (informacoes@spzn.pt) informacoes@spzn.pt Goweb_Rss http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss <![CDATA[FNE celebra VII Dia Internacional da Educação com Webinário “Que futuros para a educação?”]]> https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/4147 https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/4147

A FNE e a AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) celebram, no próximo dia 24 de janeiro de 2025, o VII Dia Internacional da Educação, com o Webinário “Que futuros para a educação?”. Este seminário online pode ser acompanhado via plataforma zoom entre as 17h e 18h30.


Inscreva-se aqui para acompanhar via zoom:https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_OhXet5b_TTS43_KduUoBLw

Esta será uma oportunidade que a FNE e a AFIET promovem para análise e debate sobre os caminhos para o futuro da educação em Portugal e para isso este webinário conta com Margarida Mano, Vice-Reitora da Universidade Católica e Paulo Santiago, Direção da Educação e Competências da OCDE, como oradores convidados.

A moderação estará a cargo de José Manuel Cordeiro, Vice-Secretário-Geral da FNE.

Em tempos de esperança em novas apostas educativas, a FNE/AFIET pretendem com este seminário procurar respostas e soluções para uma educação de qualidade ao longo da vida, com vista a perceber as exigências do futuro e as consequências que se esperam ver resolvidas nas políticas de educação e formação deste governo e de próximos.

Como adaptar o modelo de ensino aos novos tempos? Qual o papel da transformação digital na escola de futuro? qual a importância da formação em docentes e pessoal de apoio educativo/não docente para responder mais rapidamente às mudanças? Estas e muitas outras questões vão ser debatidas neste evento, que pretende cumprir uma missão de construir cenários que possam contribuir para uma escola com um papel ainda mais fundamental para o desenvolvimento de cidadãos e profissionais.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, em 3 de dezembro de 2018, o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação. Objetivo: assinalar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento dos povos.

Após a inscrição receberá o link de acesso ao webinário. Será enviado um certificado de presença aos participantes que acompanharem a iniciativa através da plataforma Zoom.

Oradores:

Paulo Santiago - Direção da Educação e Competências da OCDE
Paulo Santiago é chefe da Divisão de Assessoria e Implementação de Políticas da Direção da Educação e Competências da OCDE. Tem um papel de liderança na formulação de recomendações de politica educativa baseadas em evidências aos membros da OCDE e aos países parceiros, coletiva e individualmente, em todas as áreas educativas. Paulo Santiago ingressou na OCDE em 2000. Como analista da Direção da Educação e Competências, assumiu a responsabilidade por vários estudos comparativos, com a participação de um elevado número de países, e abrangendo uma grande variedade de áreas de política educativa, incluindo políticas de professores, políticas de ensino superior, avaliação educacional, uso de recursos na educação e financiamento da educação. Também liderou estudos específicos de país em mais de 25 países. Especializa-se em economia da educação e tem um doutoramento em economia pela Northwestern University, Estados Unidos.

Margarida Mano – Vice-Reitora da Universidade Católica
Vice-Reitora para a Melhoria Contínua e Desenvolvimento da Universidade Católica Portuguesa. Presidente da Direção da TI-PT, Associação Transparência e Integridade. Presidente da Mesa da Assembleia Geral da FORGES e membro do Conselho de Supervisão da Ordem dos Engenheiros. Doutorada em Gestão pela Universidade de Southampton. Ministra da Educação e da Ciência no XX Governo da República (2015) e Deputada na XIII Legislatura (2015-2019), com responsabilidades nas áreas de Educação, Ensino Superior, Ciência, Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto. Vice-Reitora, Pró-Reitora e Administradora (1996-2015) na Universidade de Coimbra. Docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, desde 1986, nas áreas de Economia e de Gestão. Autora de várias publicações (livros e artigos) no âmbito do Planeamento Estratégico e da Governação.


Com a moderação de José Manuel Cordeiro, Vice-Secretário-Geral da FNE.

]]>
Sat, 18 Jan 2025 00:00:00 +0000
<![CDATA[Conclusões da reunião FNE com MECI relativa ao ECD (Mobilidade)]]> https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/4145 https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/4145
Pedro Barreiros, Secretário-Geral da FNE, fez o balanço da reunião desta tarde com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) relativa à Revisão do Estatuto da Carreira Docente (Mobilidade) - Decreto-Lei n.º 41/2022, de 17 de junho, que estabelece o regime de mobilidade de docentes por motivo de doença.




]]>
Fri, 17 Jan 2025 00:00:00 +0000
<![CDATA[Reserva de Recrutamento 17 e RRCEE 04 - 2024/2025]]> https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/4146 https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/4146
Estão disponíveis para consulta as listas definitivas de colocação, não colocação, retirados e Listas de colocação administrativa da 17.ª Reserva de Recrutamento 2024/2025 e as Listas definitivas de colocação, não colocação e Colocações Administrativas da 4.ª Reserva de Recrutamento do Concurso Externo Extraordinário 2024/2025.

Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas de segunda-feira dia 20 de janeiro, até às 23:59 horas de terça-feira dia 21 de janeiro de 2025 (hora de Portugal continental). 

Consulte a nota informativa.

SIGRHE – Aceitação da colocação pelo candidato
Nota Informativa – Reserva de Recrutamento 17 e Reserva de Recrutamento do Concurso Externo Extraordinário 04 - 2024/2025
Listas – Reserva de Recrutamento 17 - 2024/2025
Listas - Reserva de Recrutamento do Concurso Externo Extraordinário 04 - 2024/2025 
]]>
Fri, 17 Jan 2025 00:00:00 +0000
<![CDATA[FNE reúne com MECI sobre ECD e pedido de negociação suplementar]]> https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/4148 https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/4148
A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) hoje, 6ª feira, no Centro de Caparide, Rua Principal do Alto do Espargal, n.º 382 – Caparide, S. Domingos de Rana, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto um – Revisão do Estatuto da Carreira Docente (Mobilidade) e do Decreto-Lei n.º 41/2022, de 17 de junho, que estabelece o regime de mobilidade de docentes por motivo de doença;

9h00m - Mesa única:
  • Apresentação dos princípios relativos à revisão do tema da Mobilidade (ECD);
  • Apresentação da proposta de revisão do Decreto-Lei n.º 41/2022, de 17 de junho;
14h00 – Mesa 3 (FNE)

Ponto dois – Negociação suplementar relativa ao Despacho que define as condições e montante do suplemento remuneratório a atribuir aos orientadores cooperantes previsto na proposta de alteração ao Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, e ao Decreto-Lei n.º 32-A/2023, de 8 de maio, que estabelece o novo regime de gestão e recrutamento do pessoal docente dos ensinos básico e secundário e de técnicos especializados para formação.

16h00 – Mesa única (Negociação Suplementar)
]]>
Fri, 17 Jan 2025 00:00:00 +0000
<![CDATA[Semana da convivência escolar]]> https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/4149 https://spzn.pt/pt/noticias/detail/id/4149

Observatório da Convivência Escolar promove "Semana da convivência escolar"

O Observatório da Convivência Escolar fez chegar às escolas de todo o país um convite para que, entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025, se assinale a "Semana da Convivência Escolar".

Numa altura em que se torna essencial reforçar o trabalho que vem sendo feito no sentido de garantir que em todas as escolas se viva em saudável convivência, o Observatório desafiou as escolas a organizarem iniciativas que tenham por objetivo estimular os comportamentos e as atitudes que contribuem para um ambiente escolar positivo, solidário e culturalmente consciente, visando dessa forma um maior sucesso escolar por parte dos alunos.

As escolas são genericamente, e devem ser estimuladas a continuarem a ser, ambientes de trabalho positivos e seguros de ensino e aprendizagem, de cidadania e de democracia e nesse sentido entende-se que importa fortalecer as ações que em muitas circunstâncias vão sendo por elas realizadas com aqueles objetivos.

Além do convite enviado às escolas, as sete entidades que constituem o Observatório da Convivência Escolar vão promover, elas próprias, durante essa semana, iniciativas de alto valor acrescentado, cujo calendário será brevemente dado a conhecer.

O Observatório da Convivência Escolar também apela a todas as escolas portuguesas que lhe façam chegar as boas práticas que foram, estão a ser ou virão a ser postas em prática, no âmbito da promoção de um clima escolar saudável.

O Observatório da Convivência Escolar é constituído pela FNE – Federação Nacional da Educação, a AFIET - Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho, CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais, ANDAEP – Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), IAC - Instituto de Apoio à Criança e APF – Associação para o Planeamento da Família.



]]>
Thu, 16 Jan 2025 00:00:00 +0000