secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Covid-19: FNE exige investimento na digitalização das escolas


14 Setembro 2020

Destaques

Covid-19: FNE exige investimento na digitalização das escolas

O secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE) quer que o Governo inclua os professores que pertencem a grupos de risco e ficarão em casa no plano de regresso às aulas e exigiu hoje investimento na digitalização das escolas.

“Sabemos que não é possível garantir ensino presencial com professores em teletrabalho, mas os professores em teletrabalho podem disponibilizar apoio e acompanhamento aos alunos que estão carentes de mais informação. Também cabe, de imediato, ao Ministério da Educação fazer o reforço de assistentes operacionais e concretizar o plano de digitalização nas nossas escolas”, disse João Dias da Silva.

Ao lado do presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, e do presidente do conselho executivo da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Jorge Ascenção, e junto à Escola Básica Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, João Dias da Silva lembrou que se ocorrerem casos ou surtos relacionados com o novo coronavírus “todo o reforço digital e de docentes” será “necessário e fundamental”.

“Haverá turmas que terão de ficar em casa em situação profilática. Era preciso que as escolas tivessem equipamentos para que esses alunos não fiquem longe da escola e desintegrados da escola”, disse.

João Dias da Silva frisou que é com lamento que vê “o Ministério da Educação a prescindir do trabalho de professores que pertencem a grupos de risco, impedindo que estes possam continuar a trabalhar com as suas escolas e com os seus alunos como complemento ao esforço que está a ser realizado nas escolas”.

O líder da FNE considerou que “depois do distanciamento físico em relação às escolas” motivado pela pandemia da covid-19 que obrigou a maior parte dos alunos a deixar de frequentar as aulas em meados de março, os “novos alunos” do ano letivo 2020/2021 serão “alunos completamente diferentes”.

“Aqueles alunos que conhecíamos em março do ano passado não vão ser os alunos que vamos receber este ano. Aprenderam umas coisas e desaprenderam outras. É preciso um esforço enorme de recuperação e adaptação”, apontou.

João Dias da Silva também manifestou preocupações com as aulas de educação física, musical e de informática devido à partilha de materiais e instrumentos, bem como por causa das diferenças infraestruturais entre instalações.

“Todos sabemos que existem pavilhões e balneários [desportivos] com melhores ou piores condições. E a partilha de ratos, teclados, instrumentos musicais, tudo isto obrigará a uma atenção permanente por professores e funcionários, mas também alunos. Temos de estar cientes que somos responsáveis pelos comportamentos que temos e todos temos de colaborar em equipa para que os riscos sejam o mínimo possível”, concluiu.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 925 mil mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 1.871 em Portugal.

 

Vila Nova de Gaia, Porto, 14 set 2020 (Lusa)




Notícias Relacionadas

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN | Em declarações à CNN Portugal, Pedro Barreiros, Se...

14 Setembro 2020

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

No âmbito das comemorações dos seus 50 anos de existênci...

14 Setembro 2020

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Concursos 2024: de 10 a 16 de abril No Aviso n.º 6468-A/20...

14 Setembro 2020

A descida dos salários dos Professores

A descida dos salários dos Professores

Com a discussão centrada na reposição do tempo de serviç...

14 Setembro 2020