secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Webinar "Que caminhos para a escola no pós-pandemia?" com Marçal Grilo


8 Janeiro 2021

Webinars & Podcasts

Webinar

O Professor Doutor Eduardo Marçal Grilo, membro do Conselho de Curadores da Fundação Francisco Manuel dos Santos e ex-Ministro da Educação entre 1995 e 1999, é o primeiro convidado do ciclo de Webinários "Que caminhos para a escola na pós-pandemia?", organizado pela Federação Nacional da Educação (FNE), que vai decorrer no próximo dia 14 de janeiro, pelas 17h00m, com moderação de João Dias da Silva (Secretário-Geral da FNE) e Lucinda Manuela Dâmaso (Presidente da UGT, Vice-Secretária-Geral da FNE e Presidente do SPZN).

A pandemia de Covid-19 trouxe muitos desafios para a Escola atual e fez perceber a necessidade e urgência de criação de novos caminhos. Desde março de 2020 que têm sido muitas as dificuldades que professores, alunos, trabalhadores não docentes e pais têm enfrentado em todo o mundo, recorrendo muitas vezes a soluções tecnológicas de um modo disruptivo, que terá de ser trabalhado de um modo mais consciente e mais elaborado de futuro.

Como podem as escolas promover o ensino a distância perante a diversidade de contextos socioeconómicos da população e da dificuldade de acesso de muitas famílias a recursos digitais para a educação a distância? Serão os desafios impostos pela pandemia de COVID-19 a oportunidade de criar as bases para a escola do futuro? Como gerir a possibilidade de introduzir os meios tecnológicos no ensino, mantendo a formação social e presença física do aluno como elemento primordial no ensino? Que mudanças devem ser implementadas na formação de professores? Como adaptar a escola do futuro aos recursos humanos e infraestruturas? Como incentivar a inovação no sistema educativo?

Num tempo de incertezas e início de vacinação, este pode ser o momento simbólico onde as respostas a estas e muitas outras questões permitem lançar os alicerces para uma escola mais inclusiva, mais sustentável, e mais preparada para as transições digital e verde, onde o aluno possa vir a responder melhor às necessidades e desafios do mundo atual e do porvir.

Estas e muitas outras questões vão estar a debate no próximo dia 14 de janeiro, às 17h00m.

Inscreva-se gratuitamente em:

https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_X9Ktyrz5RkCPQntQcvIoeQ
                                                    

Orador: Eduardo Marçal Grilo

Nascido em 1942, licenciado e doutorado pelo Instituto Superior Técnico, Eduardo Marçal Grilo é especialista do Laboratório Nacional de Engenharia Civil desde 1971, tendo sido Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2000 e 2015. Ministro da Educação no período compreendido entre 1995 e 1999, foi Presidente do Conselho Nacional de Educação (2002 – 2005), Consultor do Banco Mundial (1981 - 1989) e Diretor Geral do Ensino Superior, aqui entre 1976 e 1980. Atualmente é Membro do Conselho de Curadores da Fundação Francisco Manuel dos Santos e Presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro. Eduardo Marçal Grilo é uma presença habitual na comunicação social.

Moderadores:

João Dias da Silva

(Secretário-Geral da FNE. Presidente da Direção da AFIET)

Lucinda Manuela Dâmaso

(Presidente da UGT. Vice-Secretária Geral da FNE e Presidente do SPZN)


Notícias Relacionadas

FNE/AFIET e Oceano Azul promovem workshop

FNE/AFIET e Oceano Azul promovem workshop "Dar tempo ao Oceano"

A Federação Nacional da Educação (FNE), a Associação p...

8 Janeiro 2021

UGT promove workshop

UGT promove workshop "Mindfulness: Serenidade e Bem estar interior"

Ciente da necessidade de serem encetadas estratégias no loc...

8 Janeiro 2021

FNE/AFIET celebram Dia Internacional da Floresta com webinário

FNE/AFIET celebram Dia Internacional da Floresta com webinário

A Federação Nacional da Educação (FNE) e a Associação ...

8 Janeiro 2021

Dia Internacional da Mulher: Desigualdade de género e insucesso escolar

Dia Internacional da Mulher: Desigualdade de género e insucesso escolar

A Federação Nacional da Educação - FNE e a Associação ...

8 Janeiro 2021