secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

“Criar Pontes na Educação” - Viana do Castelo


12 Março 2023

Distritais

“Criar Pontes na Educação” - Viana do Castelo

Professores deram as mãos e uniram as duas margens do Lima em defesa da escola pública


A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi o palco para uma ação simbólica de protesto que uniu, num cordão humano, centenas de professores de várias escolas do Alto Minho. Munidos com cartazes e tarjas, os professores deram as mãos e uniram as duas margens do rio Lima, ocupando um dos passeios da ponte centenária, mostrando mais uma vez a união pela defesa da escola pública. “A escola na rua, Governo, a culpa é tua!”, foi apenas um dos cânticos de protesto entoado pelos docentes. Ao protesto no passeio, juntaram-se as apitelas dos automobilistas que atravessaram a ponte. Depois de terem feito uma fila indiana que ocupou toda a extensão da ponte, o trânsito foi cortado durante cerca de 10 minutos.

“Criar Pontes na Educação” foi o nome da iniciativa organizada pela Coordenação de Greve ’23 – Viana do Castelo que contou com o apoio, entre outros, do Sindicato dos Professores da Zona Norte que, no dia anterior ao cordão humano, expôs na Praça da República uma bandeira gigante, que está a percorrer o norte do país, onde se lê “Melhorar a educação, tratem bem os que cá estão”.

A bandeira contem largas centenas de assinaturas de professores e da população a demonstrar o descontentamento em relação às políticas educativas.

A bandeira será entregue ao ministro da Educação com um manifesto completo de toda a ação reivindicativa que está a decorrer.

“O cordão humano foi um gesto simbólico que representou a união de todos na defesa de uma escola pública de qualidade, bem como a capacidade de se criarem ligações, unindo partes separadas”, explicou a organização. “Este simbolismo, para além de se poder aplicar à situação atual de divergência entre os profissionais de educação e a tutela, consubstancia também o papel da escola pública como mitigador das diferenças sociais e elemento de ligação entre todos, como elo intergeracional transmissor dos mais nobres valores sociais, como fator de coesão social das comunidades e onde todos têm lugar”, acrescentou.



VÍDEO:
https://www.altominho.com.pt/wp-content/uploads/2023/03/cordao-humano-profs-eiffel.mp4?_=1



Fonte: https://www.altominho.com.pt/2023/03/12/professores-deram-as-maos-e-uniram-as-duas-margens-do-lima-em-defesa-da-escola-publica/

Notícias Relacionadas

Distrital de Viana promove tertúlia

Distrital de Viana promove tertúlia "Conta-me como foi, conta-me como é: ser PROFESSOR!"

A distrital de Viana do Castelo vai levar a cabo a Tertúli...

12 Março 2023

Distrital do SPZN no Porto celebra 50 anos com sessão de Mindfulness

Distrital do SPZN no Porto celebra 50 anos com sessão de Mindfulness

"Celebrar a União - 1974-2024" A Direção Distrital do Po...

12 Março 2023

Distrital de Braga apoia alunos do curso de Ensino da Universidade do Minho

Distrital de Braga apoia alunos do curso de Ensino da Universidade do Minho

A Distrital de Braga do SPZN organizou, esta tarde, dia 17 d...

12 Março 2023

Distrital de Bragança promoveu sessão de esclarecimento com alunos da Escola Superior de Educação

Distrital de Bragança promoveu sessão de esclarecimento com alunos da Escola Superior de Educação

Decorreu esta manhã, dia 11 de abril de 2024, pelas 10:00 h...

12 Março 2023