secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Dia Internacional da Mulher: Desigualdade de género e insucesso escolar


1 Março 2024

Webinars & Podcasts

Dia Internacional da Mulher: Desigualdade de género e insucesso escolar
A Federação Nacional da Educação - FNE e a Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho - AFIET celebram o Dia Internacional da Mulher com um seminário sobre o tema da "Desigualdade de género e insucesso escolar". 

O seminário decorre no próximo dia 8 de março de 2024, entre as 15h30h e as 18h30h, presencial na sede do Sindicato dos Professores da Zona Norte - SPZN, no Porto (Rua de Costa Cabral, 1035), e via zoom, e conta com a oradora convidada Anabela Serrão, Vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Avaliação Educativa – IAVE, com as intervenções de Alina Maria Vaz (FNE), Álvaro Almeida Santos e Joaquim Santos (AFIET), e a moderação de Isabel Arribança (AFIET). 

O Presidente da AFIET, João Dias da Silva, fará as honras da abertura, com o encerramento a ficar a cargo de Pedro Barreiros, Secretário-Geral da FNE.

Este seminário é a forma de a FNE e a AFIET se associarem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado pela ONU desde 1975, e que este ano escolheu como tema das celebrações "Investir nas mulheres: Acelerar o progresso". Debater a problemática da desigualdade de género e o insucesso escolar é uma forma diferente de o celebrar.

Os sindicatos têm desempenhado um papel vital na defesa dos trabalhadores e em particular do papel das mulheres no mundo, através da criação de estruturas cujo objetivo é transpor as barreiras que ainda persistem para que a igualdade de género se torne definitivamente uma realidade em todo o mundo.

Comemorar o Dia Internacional da Mulher é também prestar um tributo especial a todas as profissionais da educação e a todas as dirigentes e delegadas sindicais que, nos vários continentes, lutam e organizam iniciativas para tornar o mundo num lugar mais humano, mais livre e mais justo para todos, com respeito pela diversidade de cada um.

Este evento contará, ainda, com a presença e participação de dirigentes dos Sindicatos da FNE.

Será enviado um certificado de presença aos participantes que acompanharem a iniciativa, presencialmente ou através da plataforma Zoom. Os docentes interessados poderão solicitar à FNE o reconhecimento e acreditação do seminário como Ação de Curta Duração de três horas, nos termos do Despacho nº 57441/2015, de 29 de maio.

Inscreva-se aqui para acompanhar presencialmente ou online (via zoom):
https://forms.gle/xRQi76idZpJrK8Zi7
 

Notícias Relacionadas

FNE/AFIET e Oceano Azul promovem workshop

FNE/AFIET e Oceano Azul promovem workshop "Dar tempo ao Oceano"

A Federação Nacional da Educação (FNE), a Associação p...

1 Março 2024

UGT promove workshop

UGT promove workshop "Mindfulness: Serenidade e Bem estar interior"

Ciente da necessidade de serem encetadas estratégias no loc...

1 Março 2024

FNE/AFIET celebram Dia Internacional da Floresta com webinário

FNE/AFIET celebram Dia Internacional da Floresta com webinário

A Federação Nacional da Educação (FNE) e a Associação ...

1 Março 2024

Dia Internacional da Mulher: Desigualdade de género e insucesso escolar

Dia Internacional da Mulher: Desigualdade de género e insucesso escolar

A Federação Nacional da Educação - FNE e a Associação ...

1 Março 2024