secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

As Crianças do Século XXI - Investir no Intercâmbio de Boas-Práticas e em Aprendizagens Mútuas


1 Junho 2016

Formação

As Crianças do Século XXI - Investir no Intercâmbio de Boas-Práticas e em Aprendizagens Mútuas
O CFProf realiza no próximo dia 18 de junho de 2016 no Porto (Auditório do SPZN) uma ação de formação de curta duração que tem como destinatários, Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico.


Razões justificativas da ação

Com esta ação pretende-se que os educadores e professores questionem a sua cultura docente, investindo no intercâmbio de práticas bem sucedidas e em aprendizagens mútuas, tendo em conta as características gerais das crianças do século XXI.

A estratégia de formação exige repensar práticas pedagógicas e posturas organizacionais que estimulem e desenvolvam atitudes autónomas, participativas e colaborativas, com base em conceitos como reflexividade e autonomia, possibilitando a emergência de processos de ensino mais criativos e inovadores, incluindo o empreendedorismo, a todos os níveis de ensino e educação.


Objetivos a atingir

Com esta proposta ação pretende-se:

• Problematizar o paradigma cultural/educativo contemporâneo

• Focar o trabalho docente em processos de articulação e sequencialidade curricular em prol do desenvolvimento integral da criança e do aluno

• Permitir uma maior consciência do trabalho docente realizado e suas implicações

• Aumentar a sensibilidade pedagógica dos docentes envolvidos o Desenvolver a cultura da cooperação entre pares.

• Estimular a competência formativa, implicando os docentes no questionamento e na reconfiguração de práticas profissionais


Formadora: Daniela Gonçalves

Licenciada em Filosofia e Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, possui uma pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores. Entre 2006 e 2010 obteve um Diploma de Estudos Avançados em Análise e Intervenção Educacional e realizou Doutoramento em Teoria e História da Educação, na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Vigo. É investigadora integrada no Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e na Tecnologia Educativa. É Professora-adjunta na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti desde 2004, onde é coordenadora do Departamento de Formação de Professores, diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Presidente do Conselho Pedagógico. Colabora com várias escolas na região do grande Porto (Agrupamento de Escolas do Viso, Agrupamento de Escolas de Campo, Agrupamento de Escolas de Aver-O-Mar, Escola Secundária Augusto Gomes, entre outras) e com a equipa do Mais Sucesso Escolar, nomeadamente o Projeto Fénix (apoiado pelo Ministério da Educação e Ciência), exerce funções de Perita externa no Agrupamento de Escolas do Cerco e colabora com a IGEC em atividades de Avaliação Externa de Escolas. É ainda Coordenadora Pedagógica do 1º CEB no Colégio Novo da Maia.

Ver Currículo Vitae

Notícias Relacionadas

Carta circular nº3 CCPFC jun 2020

Carta circular nº3 CCPFC jun 2020

Prorrogação do prazo estabelecido na carta circular CCPFC ...

1 Junho 2016

“Professor 2.1 – Vamos conversar sobre a docência”

“Professor 2.1 – Vamos conversar sobre a docência”

Partindo de “Os Tempos São Três”, de Santo Agostinho, ...

1 Junho 2016

Curso

Curso "Gestão de conflitos em contexto escolar"

O Município de Vieira do Minho informa que esta medida entr...

1 Junho 2016

Laboratório da Voz

Laboratório da Voz

O Laboratório de Voz da ESS|IPP apresenta-se como um servi...

1 Junho 2016