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As crianças do Século XXI - problematizar os Desafios Educacionais Contemporâneos


6 Janeiro 2016

Formação

As crianças do Século XXI - problematizar os Desafios Educacionais Contemporâneos
Ação de formação de curta duração para os Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.
O Centro de Formação Profissional do SPZN (CFPROF) em articulação com a Distrital do Porto do SPZN, realiza no próximo dia 16 de janeiro de 2016, entre as 9 e as 13 horas, no auditório do SPZN no Porto, uma ação de formação de curta duração,que tem como destinatários os Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Faça já a sua inscrição em www.cfprof.com


Razões justificativas da ação

De acordo com e legislação em vigor, a transição ao 1º Ciclo envolve estratégias de articulação que passam não só pela valorização das aquisições feitas pela criança no Jardim de Infância, bem como pela familiarização com as aprendizagens escolares formais. Não obstante, os resultados académicos apresentados pelos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, logo nos primeiros anos de aprendizagem, o baixo rendimento escolar que esses alunos apresentam nos processos de leitura e escrita e de raciocínio matemático, bem como o comportamento em sala de aula, desafiam-nos a desenvolver processos formativos que visam a resolução destes problemas identificados.

É neste contexto que se pretende que os educadores e professores questionem a sua cultura docente, partilhem práticas, experiências e saberes, numa lógica de mudança e de evolução das atuais práticas pedagógicas no sentido de as adaptar às necessidades identificadas do contexto onde os professores exercem a sua atividade, tendo em conta as características gerais das crianças do século XXI. A estratégia de formação exige repensar práticas pedagógicas e posturas organizacionais que estimulem e desenvolvam atitudes autónomas, participativas e colaborativas, com base em conceitos como reflexividade e autonomia.


Objetivos a atingir

Com esta proposta ação pretende-se:

• Problematizar o paradigma cultural/educativo contemporâneo

• Focar o trabalho docente em processos de articulação e sequencialidade curricular em prol do desenvolvimento integral da criança

• Fomentar o trabalho cooperativo, implicando os docentes no questionamento e na reconfiguração de práticas profissionais

• Apresentar estratégias de trabalho entre pares

• Promover práticas de ensino promotoras de sucesso educativo consensualizadas em lógicas de trabalho coletivo


Formadora: Daniela Gonçalves

Licenciada em Filosofia e Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, possui uma pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores. Entre 2006 e 2010 obteve um Diploma de Estudos Avançados em Análise e Intervenção Educacional e realizou Doutoramento em Teoria e História da Educação, na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Vigo.

É investigadora integrada no Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e na Tecnologia Educativa.

É Professora-adjunta na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti desde 2004, onde é coordenadora do Departamento de Formação de Professores, diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Presidente do Conselho Pedagógico.

Colabora com várias escolas na região do grande Porto (Agrupamento de Escolas do Viso, Agrupamento de Escolas de Campo, Agrupamento de Escolas de Aver-O-Mar, entre outras) e com a equipa do Mais Sucesso Escolar, nomeadamente o Projeto Fénix (apoiado pelo Ministério da Educação e Ciência), exerce funções de Perita externa no Agrupamento de Escolas do Cerco e colabora com a IGEC em atividades de Avaliação Externa de Escolas.

É ainda Coordenadora Pedagógica do 1º CEB no Colégio Novo da Maia.



Consulte aqui o cartaz da ação - As Crianças do Século XXI - pdf


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