secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Resolução do Secretariado Nacional da UGT - 30 de junho de 2021


30 Junho 2021

Atualidade

Resolução do Secretariado Nacional da UGT - 30 de junho de 2021
O Secretariado Nacional da UGT realizado hoje na sua sede em Lisboa aprovou, por unanimidade e aclamação, uma resolução que abordou os seguintes temas:

- POR UMA CONCERTAÇÃO SOCIAL COM COMPROMISSOS! COM CONSEQUÊNCIAS! COM RESULTADOS!

- SINDICATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA QUEREM NEGOCIAÇÃO COM RESULTADOS, AO INVÉS DE ANÚNCIOS INCONSEQUENTES

- UGT APOIA OS SEUS SINDICATOS E TRABALHADORES DOS TRANSPORTES NA JUSTA LUTA EM DEFESA DA NEGOCIAÇÃO COLECTIVA E DA VALORIZAÇÃO SALARIAL


- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NÃO PODE CONTINUAR A IGNORAR A REALIDADE E A EVITAR POLÍTICAS URGENTES PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO


O Secretariado Nacional da UGT assinala que o Ministério da Educação continua a assumir uma posição incompreensível de recusa de diálogo em relação a qualquer uma das questões que estão identificadas e  que  carecem  de  solução,  para  que  se  eliminem  estrangulamentos  identificados  e  limitações conhecidas no sistema educativo e no desenvolvimento das carreiras dos seus profissionais.

Desde  logo,  torna-se  essencial  que  haja  um  reforço  do  investimento  em  educação,  até  porque continuamos com verbas de Orçamento do Estado que continuam a ser inferiores às de 2009 e 2010. E o Ministério da Educação não duplica as verbas por estar a anunciá-las por mais do que uma vez ou ao  apresentar  as  mesmas  verbas  sob  designações  ou  programas  diferentes,  como  ainda  agora aconteceu com o Programa 21/23 Escola+.

É urgente reconhecer os profissionais da educação através de medidas concretas no desenvolvimento das carreiras que façam com que se eliminem os fatores meramente administrativos que atrasam as progressões,  apenas  com  a  preocupação  de  embaratecer  os  custos  dos  trabalhadores  que  são imprescindíveis, como é o caso das quotas para atribuição de menções avaliativas mais elevadas ou das vagas para acesso aos 5º e 7º escalões.

Não  se  pode  continuar  com  os  níveis  e  dimensões  de  precariedade  que  continuam  a  marcar  os profissionais  do  setor,  de  que  é  evidência  a  idade  média  com  que  vão  entrar  este  ano  nos quadros muitos docentes ou ainda o recurso a Contratos de Emprego Inserção no caso de Trabalhadores Não Docentes.

O rejuvenescimento dos profissionais deste setor deveria constituir um objetivo, com programas claros e eficientes que reconheçam as condições em que se deve assegurar uma transição de profissionais com mais experiência para profissionais mais novos. Trata-se de uma área problemática identificada por  organismos  internacionais,  como  a  OCDE,  e  nacionais,  como  o  Conselho  Nacional  de  Educação, sem  que  da  parte  do  Ministério  da  Educação  se  ouça  uma  única  palavra  de  sensibilidade  para  o problema e de vontade política para o resolver.

A  UGT  e  os  seus  Sindicatos  têm  insistido  nestas  e  em  outras  áreas  de  políticas  educativas,  mas  o Ministério da Educação permanece insensível e incapaz de propor uma linha de trabalho que articule sistemicamente a multiplicidade de questões que não podem ser adiadas.

A verdade é que em relação a tudo o Ministério da Educação revela uma incapacidade incompreensível para admitir os problemas que todos antecipam e que não se resolvem por si.

O  Secretariado  Nacional  da  UGT  reitera  o  seu  apoio  às  ações  que  os  seus  Sindicatos  membros promovem no sentido da denúncia desta situação, e reitera o apelo ao Ministério da Educação para que  se  sente  à  mesa  da  negociação  e  do  diálogo  social,  para  que  se  trabalhe  de  uma  forma consequente para a resolução dos problemas existentes.


- VACINAÇÃO TOTAL É URGENTE!!!


- PT/ALTICE | TRABALHADORES NÃO SÃO MERCADORIA DISPENSÁVEL

- A BANCA LIDERA O PROCESSO DE DESPEDIMENTOS COLETIVOS DOS MILHÕES GASTOS PELOS ACCIONISTAS AOS TOSTÕES PAGOS AOS TRABALHADORES ALVO DA CRISE

- MAIS FORMAÇÃO PROFISSIONAL E MELHORES RENDIMENTOS

- A UGT NO PLANO INTERNACIONAL

- PRESIDÊNCIA PORTUGUESA DA U.E.


Resolução do Secretariado Nacional da UGT | 30 Junho 2021








Notícias Relacionadas

SPZN nas celebrações do 1º Maio da UGT, em Vila Real

SPZN nas celebrações do 1º Maio da UGT, em Vila Real

Foi em Vila Real que a UGT realizou as comemorações do Dia...

30 Junho 2021

50.º Aniversário do SPZN contou com Conferência

50.º Aniversário do SPZN contou com Conferência "Meio Século" que juntou antigos presidentes

O Sindicato dos Professores da Zona Norte celebrou, esta t...

30 Junho 2021

Dia Mundial do Trabalhador 2024

Dia Mundial do Trabalhador 2024

O 1º de Maio deste ano encontra-nos numa situação socia...

30 Junho 2021

FNE pede soluções até junho para haver paz nas escolas

FNE pede soluções até junho para haver paz nas escolas

A FNE defendeu que as negociações para a recuperação d...

30 Junho 2021