secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE saúda trabalhadores da educação neste regresso às aulas


13 Setembro 2022

Notícias FNE

FNE saúda trabalhadores da educação neste regresso às aulas

No momento em que milhares de educadores e professores começam as atividades letivas deste novo ano escolar, a FNE envia-lhes uma forte saudação, com votos de bom trabalho.


Não precisamos de sublinhar a importância do trabalho que somos chamados a realizar todos os dias nas nossas escolas, mas sabemos que o temos feito e continuamos a fazer sem que sintamos que exista a adequada compreensão e respeito pela nossa ação profissional.


Começamos mais um ano com a consciência de que tem sido cada vez mais difícil ganhar novos professores e sobretudo garantir aqueles que são indispensáveis para que todos os alunos tenham todos os seus professores, do mesmo modo que o cansaço e a insatisfação são marcas cada vez mais importantes naqueles que se mantêm em atividade.

Deste modo, o que queremos transmitir neste momento é que estaremos todos os dias deste novo ano ao lado de todos os educadores e professores e que tudo faremos do que estiver ao nosso alcance para que se consigam as mudanças que são essenciais, em termos de valorização da carreira e das condições de trabalho.

É preciso eliminar tudo o que prejudica que a ação quotidiana de cada educador e professor seja centrada nas suas crianças e nos seus alunos, desde a carga burocrática inútil até um modelo de avaliação de desempenho que tarda em ser substituído, quer pelo mal-estar que provoca nas nossas escolas, quer pelas injustiças que o caracterizam.

É preciso que se acabe com a precariedade e com a ausência de apoios aos educadores e professores obrigados a deslocações enormes que se traduzem em despesas acrescidas que deveriam ser compensadas.

É preciso garantir que as atuais condições de perda do efetivo poder de compra causadas por uma inflação que tem estado todo o ano em crescimento são corrigidas por adequadas medidas de compensação que o Governo ainda não foi capaz de determinar.

Ao lado dos educadores e professores vão estar também milhares de técnicos superiores e especializados, assistentes técnicos e assistentes operacionais.

Temos bem consciência dos múltiplos fatores de insegurança, incerteza e desânimo que marcam negativamente as condições em que desenvolvem a sua atividade profissional, sendo nossa obrigação tudo fazer para que estas situações sejam corrigidas.

Por estas razões e por outras mais que são indispensáveis para a valorização dos que trabalham em educação, é que na FNE não daremos tréguas ao trabalho que for necessário para se garantir o reconhecimento do trabalho de educadores, professores e trabalhadores não docentes.


Bom ano de 2022/2023.





Notícias Relacionadas

FNE solicita esclarecimento ao MECI sobre suspensão de atividades em agosto

FNE solicita esclarecimento ao MECI sobre suspensão de atividades em agosto

A Federação Nacional da Educação (FNE) vai solicitar, ...

13 Setembro 2022

Lista de vencedores do Concurso

Lista de vencedores do Concurso "Era uma vez... o 1º de maio" - 2024

Já são conhecidos os vencedores do concurso "Era uma ve...

13 Setembro 2022

FNE no MECI a 3 de maio para primeira reunião negocial

FNE no MECI a 3 de maio para primeira reunião negocial

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) co...

13 Setembro 2022

50º Aniversário do 25 de Abril: Celebração de Conquistas e Compromisso com o Futuro

50º Aniversário do 25 de Abril: Celebração de Conquistas e Compromisso com o Futuro

A Federação Nacional da Educação (FNE) comemora, co...

13 Setembro 2022