22 Abril 2024
Notícias FNE
O 25 de Abril de 1974 foi um dia de profunda transformação social e política, que marcou para sempre o nosso país. As ruas, outrora silenciadas pelo medo e pela repressão, ecoaram com o grito da liberdade, abrindo caminho para a construção de uma sociedade assente em valores como a liberdade, a democracia, a justiça social e a solidariedade.
Passadas cinco décadas, podemos afirmar com convicção que os ideais de Abril continuam a inspirar e nortear a nossa ação sindical. Uma ação responsável, construtiva, firme e inovadora, sempre em defesa da qualidade da Educação e dos Trabalhadores da Educação!
A educação, impulsionada pelos valores de Abril, teve um papel fundamental na consolidação da democracia portuguesa. Avanços como a diminuição do abandono escolar precoce, o aumento da escolarização, o combate ao analfabetismo e a valorização dos profissionais da educação são testemunhos inegáveis do impacto transformador do 25 de Abril.
Na FNE e nos nossos sindicatos, a luta pela valorização e o reconhecimento dos trabalhadores da educação é uma constante. Combatemos a precariedade, defendemos condições de trabalho, saúde e segurança dignas para todos e exigimos um diálogo social construtivo.
O compromisso com os ideais do 25 de Abril permanece firme na FNE. Continuaremos a lutar por uma sociedade cada vez mais justa, inclusiva, sustentável e equitativa, onde todos tenham acesso a oportunidades iguais e possam alcançar o seu pleno potencial.
Viva o 25 de Abril!
Federação Nacional da Educação
Em defesa da Educação e dos Trabalhadores da Educação!
Notícias Relacionadas
Negociação ECD - Propostas
Negociação do Estatuto da Carreira Docente (ECD)PROTOCOL...
12 Fevereiro 2026
FNE e MECI prosseguem negociação sobre Habilitação para a docência, recrutamento e admissão (Negociação ECD – Tema 2)
A Federação Nacional da Educação (FNE) e o Ministério...
11 Fevereiro 2026
Governo adia para abril provas-ensaio do 4.º, 6.º e 9.º anos
As provas-ensaio de Monitorização de Aprendizagens (ModA...
6 Fevereiro 2026
FNE e CNIS celebram acordo de revisão de CCT para 2026
A FNE, no âmbito da Frente Sindical da UGT, e a Confederaç...
4 Fevereiro 2026