secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Dia Mundial do Professor | Declaração de Susan Hopgood, Presidente da Internacional da Educação


5 Outubro 2023

Notícias FNE

Dia Mundial do Professor | Declaração de Susan Hopgood, Presidente da Internacional da Educação
Sala de aula de Aloyo Stella: uma reflexão do Dia Mundial do Professor sobre a educação que queremos

Por Susan Hopgood, Presidente da Internacional da Educação

“Apesar das condições terríveis, continuamos a apoiar os nossos alunos porque sabemos que o nosso trabalho é fundamental para milhões de crianças mais vulneráveis ​​em todo o mundo. Mas nós não podemos fazer isso sozinhos." Aloyo Stella Oryang, professora refugiada.

No coração do campo de refugiados de Palabek, no Uganda, a sala de aula de Aloyo Stella é um lembrete vivo de como os educadores lutam apesar da negligência e do desrespeito sistémicos.

Nascida no Sudão do Sul, Aloyo Stella viveu uma década de conflito antes de procurar refúgio no Uganda aos 13 anos. Agora é uma professora refugiada empenhada e Stella personifica a tenacidade dos educadores de todo o mundo.

Ao assinalarmos o Dia Mundial dos Professores e refletirmos sobre os seus desafios diários, a sua história sublinha as desigualdades raciais, económicas e estruturais mais amplas que os educadores enfrentam em todo o mundo.

Sobrecarregados, mal pagos e subvalorizados

Os professores de todo o mundo estão sobrecarregados, mal pagos e subvalorizados. Estão abandonar a profissão, não por uma paixão perdida, mas devido a um ambiente que mal os sustenta.

A deterioração das condições de trabalho, a estagnação dos salários, as cargas de trabalho esmagadoras e a burocracia sufocante estão a afastar os professores da profissão que amam e de que o mundo necessita. Com menos jovens a considerarem o ensino como uma carreira viável e a escassez de 69 milhões de professores, segundo a UNESCO, para alcançarem o ensino básico universal até 2030, a crise é clara e presente.

O Barómetro Internacional do Pessoal Educativo de 2023 (I-BEST) descreve ainda a crise que contribui para a alarmante escassez de professores, o aumento das demissões e o declínio dos que aspiram a ensinar.

Com base num inquérito a mais de 26.000 educadores, incluindo professores, diretores de escolas e pessoal de apoio educativo de 11 países em quatro continentes, as conclusões do Barómetro revelam um aumento alarmante da violência no local de trabalho, juntamente com um apoio psicológico e de saúde insuficiente para os educadores e questões significativas relacionadas com para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Para inverter esta tendência, é necessária uma acção política decisiva. É imperativo financiar a educação pública, investir nos professores, garantir os seus direitos laborais e garantir-lhes boas condições de trabalho. Investir na educação não envolve apenas financiamento; trata-se de respeitar, valorizar a competência pedagógica e envolver os professores nos processos de tomada de decisão.

No entanto, no meio destes desafios, o Barómetro, um esforço colaborativo com a Rede de Educação e Solidariedade, em parceria com a Internacional da Educação e outras, revela uma dedicação inabalável: a maioria dos educadores abraçaria de bom grado a sua profissão novamente.

No ano passado, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou a escassez de professores, ressalvando ainda as suas potenciais implicações negativas para o nosso futuro. O papel de liderança da Internacional da Educação no trabalho do Painel de Alto Nível das Nações Unidas sobre a Profissão Docente garantiu que as vozes de professores como Aloyo fossem ouvidas em alto e bom som. O painel instou por unanimidade os governos de todo o mundo a desenvolverem políticas económicas e sociais para transformar o papel, o estatuto e o futuro da profissão docente.

A Internacional da Educação, que representa 380 organizações com 32 milhões de educadores em 180 países, permanece como a voz coletiva internacional dos professores.

Somos um movimento. Não estamos apenas a destacar o problema; estamos a direcionar a narrativa para soluções.

A nossa campanha global, "Go Public! Fund Education", sublinha a necessidade urgente de os governos financiarem integralmente os sistemas de ensino público e investirem na profissão docente.

Um apelo à ação: ‘Faça a sua parte’

A voz de Stella ecoou poderosamente quando ela falou no Fórum de Alto Nível "A Educação Não Pode Esperar". “Eu gostaria que pudessem ficar no meu lugar por uma hora. Iam entender de onde venho”, ela implorou.

A sua jornada, embora profundamente pessoal, é emblemática de uma luta mais ampla. Apesar de enfrentar tensões tribais, infraestruturas inadequadas e um sistema que não responde, ela persevera.

O seu compromisso, espelhado por inúmeros educadores em todo o mundo, sublinha o poder transformador do ensino.

Mas a sua resiliência individual não deve cegar-nos para as falhas sistémicas. Por ocasião do Dia Mundial dos Professores, comprometamo-nos com a mudança estrutural, garantindo que cada Stella, em todos os cantos do mundo, receba os recursos, o respeito e o reconhecimento que merece.

Para aqueles que moldam as políticas educativas: o futuro está nas mãos dos nossos professores. Fique conosco.

Defendam o aumento do financiamento público na educação pública. Garantam que os professores sejam figuras centrais nos diálogos e nas decisões.

Ecoando o encerramento comovente de Stella: “Estou a fazer a minha parte. Faça sua parte."

#GoPublic #FundEducation #WorldTeachersDay

Notícias Relacionadas

FNE solicita esclarecimento ao MECI sobre suspensão de atividades em agosto

FNE solicita esclarecimento ao MECI sobre suspensão de atividades em agosto

A Federação Nacional da Educação (FNE) vai solicitar, ...

5 Outubro 2023

Lista de vencedores do Concurso

Lista de vencedores do Concurso "Era uma vez... o 1º de maio" - 2024

Já são conhecidos os vencedores do concurso "Era uma ve...

5 Outubro 2023

1º Maio da UGT - 2024 celebra-se em Vila Real

1º Maio da UGT - 2024 celebra-se em Vila Real

A UGT e os seus Sindicatos vão celebrar o 1º de Maio, ...

5 Outubro 2023

Pedro Barreiros entrevistado pelo Le Nouvel Observateur

Pedro Barreiros entrevistado pelo Le Nouvel Observateur

O Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, concedeu um...

5 Outubro 2023