secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Pedro Barreiros entrevistado pelo Le Nouvel Observateur


26 Abril 2024

Notícias FNE

Pedro Barreiros entrevistado pelo Le Nouvel Observateur

O Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, concedeu uma entrevista à premiada jornalista Dominique Nora, grande repórter da revista Le Nouvel Obs, a principal revista de informação francesa, que analisa em direto os acontecimentos políticos, sociais e culturais em França e no mundo.

O encontro decorreu na manhã de 26 de abril de 2024, nas instalações do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN), na cidade do Porto. Dominique Nora encontra-se em Portugal para mostrar as desvantagens do denominado “milagre económico português”, através da análise e da desconstrução da dura realidade nos nossos setores da Educação, Saúde e Habitação.

A grande repórter francesa procurou o Secretário-Geral da FNE para conhecer a situação da política de educação em Portugal e os reais problemas e condições de trabalho dos educadores e professores no nosso país.

Começando por explicar a reivindicação da FNE do tempo de serviço congelado, Pedro Barreiros focou a conversa em redor de outras profundas feridas existentes no setor da educação, tais como o “processo Kafkiano da avaliação de desempenho docente” em Portugal, o envelhecimento e a urgência de rejuvenescimento de docentes e não docentes, a falta de professores, as turmas sem todos os professores ou a grande desvalorização profissional e política a que tem sido votada a classe docente.

Outros temas abordados tiveram que ver com as dificuldades de recrutamento e mobilidade dos profissionais da educação e o futuro de um governo débil, que não pode assegurar um mandato governativo completo. Os perigos e desafios dos avanços da extrema-direita em Portugal foram igualmente analisados, inclusive nas suas implicações no setor da educação.

Questionado sobre até onde os professores portugueses estão dispostos a ir nas suas reivindicações, Pedro Barreiros foi muito claro: “Os educadores e professores portugueses estão unidos e dispostos a tudo o que for preciso, pela valorização das suas condições de trabalho, das suas carreiras e da sua dignidade profissional”.

Nascida no seio de uma família judia envolvida na Resistência francesa, e após uma formação em engenharia agrícola, Dominique Nora tornou-se jornalista especializada em mercados financeiros, informática, telecomunicações e revolução digital. Após quatro anos de jornalismo económico no diário Libération, tornou-se correspondente económica em Nova Iorque do Le Nouvel Obs e, em seguida, chefe da secção de economia. Em março de 2018, foi nomeada chefe de redação de toda a produção digital e impressa do L'Obs. Mais recentemente voltou à sua paixão pela grande reportagem.

Dominique Nora é autora de vários livros premiados, nomeadamente " Les Possédés de Wall Street " (1987), "Les Pionniers de l'Or Vert " (2009) ou " Lettre à mes parents sur le Monde de Demain" (2015). Em língua portuguesa tem publicados os livros “O Assalto Planetário: a face oculta da Microsoft” (em parceria com Roberto Di Cosmo - 1998) e “Os Conquistadores do Ciberespalço” (1996).

A publicação da reportagem de Dominique Nora sobre o “milagre” económico português está prevista para o próximo mês de maio, na revista Le Nouvel Obs.


Notícias Relacionadas

FNE solicita ao MECI diplomas sobre Recuperação do Tempo de Serviço dos Professores e Reinscrição na CGA

FNE solicita ao MECI diplomas sobre Recuperação do Tempo de Serviço dos Professores e Reinscrição na CGA

A Federação Nacional da Educação (FNE) fez chegar esta...

26 Abril 2024

Jornal FNE - junho 2024

Jornal FNE - junho 2024

A edição de junho 2024 do Jornal FNE já está disponív...

26 Abril 2024

FNE e MECI vão reunir para debater matérias ligadas ao Ensino Superior e Investigação

FNE e MECI vão reunir para debater matérias ligadas ao Ensino Superior e Investigação

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação convoco...

26 Abril 2024