secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

PCP não assina Compromisso FNE para a Educação


12 Janeiro 2024

Notícias FNE

PCP não assina Compromisso FNE para a Educação

A Federação Nacional da Educação (FNE) reuniu com o deputado Alfredo Maia, representante do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP), no âmbito da discussão em torno da assinatura de uma Declaração de Compromisso pré-eleitoral com a FNE.

A reunião ocorreu na tarde de 12 de janeiro de 2024 na Assembleia da República e o tema centrou-se em matérias de Educação, relativas a reivindicações de Docentes e de Pessoal de Apoio Educativo (PAE), para a próxima legislatura.

Na ocasião, a FNE manifestou junto do PCP as suas preocupações para com a questão da recuperação do tempo de serviço congelado, a que se juntaram outras matérias como a Mobilidade por Doença e os concursos, ou ainda temas relacionados com os Técnicos Superiores (Especializados) e a Transferência de Competências para as Autarquias do PAE.

Neste encontro, a FNE reforçou ainda a mensagem junto do PCP da necessidade urgente de investimento na Educação, garantindo a todos os seus profissionais uma carreira reconhecida e com salários dignos, que se constitua como fator de atratividade, de incentivo a práticas profissionais empenhadas e de elevados padrões de exigência.

Relativamente à Declaração de Compromisso pré-eleitoral enviada pela FNE, o PCP declarou identificar-se e defender os seus princípios, tanto com Docentes como com o PAE, mas considerou não ser necessário assinar qualquer compromisso relativo a assuntos de educação para a próxima legislatura.

A delegação da FNE foi composta pelos Vice-Secretários-Gerais António Jorge Pinto, Manuel Teodósio e Josefa Lopes, pela Secretária-Geral Adjunta Cristina Ferreira e pela Secretária Nacional, Maria José Rangel.

A FNE aguarda as respostas dos restantes partidos políticos ao desafio do Compromisso para a Educação, que poderá ocorrer por via da devolução do documento devidamente assinado, ou através da marcação de uma reunião para esse efeito.


Notícias Relacionadas

FNE solicita esclarecimento ao MECI sobre suspensão de atividades em agosto

FNE solicita esclarecimento ao MECI sobre suspensão de atividades em agosto

A Federação Nacional da Educação (FNE) vai solicitar, ...

12 Janeiro 2024

Lista de vencedores do Concurso

Lista de vencedores do Concurso "Era uma vez... o 1º de maio" - 2024

Já são conhecidos os vencedores do concurso "Era uma ve...

12 Janeiro 2024

1º Maio da UGT - 2024 celebra-se em Vila Real

1º Maio da UGT - 2024 celebra-se em Vila Real

A UGT e os seus Sindicatos vão celebrar o 1º de Maio, ...

12 Janeiro 2024

Pedro Barreiros entrevistado pelo Le Nouvel Observateur

Pedro Barreiros entrevistado pelo Le Nouvel Observateur

O Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, concedeu um...

12 Janeiro 2024