secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE garante defesa dos trabalhadores do Setor Mutualista


13 Março 2024

Notícias FNE

FNE garante defesa dos trabalhadores do Setor Mutualista

A FNE, no âmbito de uma Frente Sindical da UGT (FSUGT), concluiu, no passado dia 8 de março de 2024, mais um acordo, de revisão do contrato coletivo de trabalho com a União das Mutualidades Portuguesas (UMP).

Este acordo, com ganhos positivos para a generalidade dos trabalhadores ao serviço das mutualidades portuguesas, assegura uma valorização global das suas remunerações acima dos 5% com efeitos retroativos a 1 de janeiro do presente ano de 2024.

A FNE, e os sindicatos da UGT que assinaram este acordo, conseguiram ainda novas conquistas, entre elas, uma valorização significativa de cerca de 6% da remuneração dos educadores de infância que se encontram nos primeiros níveis da carreira, o incremento de mais duas diuturnidades no tempo de serviço prestado e um aumento expressivo de 8% no valor de cada diuturnidade.

Esta revisão constitui um aspeto positivo de reconhecimento da experiência profissional associada à antiguidade do trabalhador, ao longo de toda a sua carreira, bem como a valorização da carreira dos técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica e a subida para 6 € do valor do subsídio de alimentação.

A FNE não esconde a dificuldade que, ano após ano, sente quando negoceia, com todo o setor da economia social, as matérias de ordem pecuniária, muito por causa dos apoios insuficientes que o Estado disponibiliza no âmbito dos acordos de cooperação para o setor.

Apesar do Estado ter a responsabilidades de assegurar respostas sociais no âmbito da segurança social, o apoio às parcerias que estabelece não tem acompanhado a necessidade, cada vez maior, de valorizar e reconhecer a dignidade do trabalho que é desenvolvido por cerca de 300 mil trabalhadores do setor da economia social. 

A FNE e os sindicatos da UGT têm chamado a atenção para a necessidade urgente de se aproximar os salários do setor social e solidário à média dos salários da economia nacional e insistem na defesa de que futuros acordos de cooperação terão, obrigatoriamente, que conter exigências quanto às verbas destinadas à valorização das carreiras dos trabalhadores deste setor.

Concluída esta negociação com a União das Mutualidades Portuguesas, a FNE reforça a sua capacidade de intervir ativamente num dos pilares fundamentais de progresso social, que é a negociação coletiva, com a certeza de que este acordo não é um processo acabado. 

Pelo contrário, é um processo dinâmico e progressivo que, anualmente,  persegue objetivos de melhoria das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores que representa e de todos aqueles que individualmente decidem aderir ao contrato coletivo de trabalho que agora foi negociado e acordado. 


 


Porto, 12 de março de 2024

A Comissão Executiva da FNE


Declarações:

José Ricardo Coelho, Secretário-Geral Adjunto da FNE
Este acordo valoriza a negociação coletiva, valoriza o diálogo bipartido entre empregadores e sindicatos e promove um reforço das relações de trabalho dentro das mutualidades portuguesas”.

Luís Alberto Silva, Presidente da UMP
A revisão desta convenção atende muitas das preocupações da agenda do trabalho digno. É uma expressão tangível do nosso empenho em valorizar o trabalho, criar condições atrativas para a entrada de jovens nas mutualidades, proporcionar um ambiente que retenha talento e, acima de tudo, reconhecer o compromisso exemplar dos nossos trabalhadores com a missão e valores das mutualidades”.

Mário Mourão, Secretário-Geral da UGT
Terão o meu compromisso: na Concertação Social, não esqueceremos este setor tão importante que a nossa sociedade tem, que é a Economia Social


Galeria de imagens do evento


Notícias Relacionadas

FNE solicita esclarecimento ao MECI sobre suspensão de atividades em agosto

FNE solicita esclarecimento ao MECI sobre suspensão de atividades em agosto

A Federação Nacional da Educação (FNE) vai solicitar, ...

13 Março 2024

Lista de vencedores do Concurso

Lista de vencedores do Concurso "Era uma vez... o 1º de maio" - 2024

Já são conhecidos os vencedores do concurso "Era uma ve...

13 Março 2024

1º Maio da UGT - 2024 celebra-se em Vila Real

1º Maio da UGT - 2024 celebra-se em Vila Real

A UGT e os seus Sindicatos vão celebrar o 1º de Maio, ...

13 Março 2024

Pedro Barreiros entrevistado pelo Le Nouvel Observateur

Pedro Barreiros entrevistado pelo Le Nouvel Observateur

O Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, concedeu um...

13 Março 2024