A FNE (Federação Nacional da Educação), assinalou este Dia Mundial Dos Professores (dia 5 de outubro), com apelo à valorização da profissão.
O apelo foi feito através de uma campanha "
Em Duas Palavras", a iniciativa destaca reivindicações utilizando apenas - duas palavras: "
Salários Dignos", "
Menos Burocracia", "
Mais Professores", "
Carreira Justa", "
Trabalho Valorizado" e "
Indisciplina Zero".
Em comunicado a FNE reforça o facto deste novo ano letivo ter arrancado com a repetição de dificuldades antigas, apelando a medidas concretas para valorizar os professores e garantir condições de trabalho dignas, estabilidade e atratividade da carreira docente.
A federação reforça que o reconhecimento dos professores deve traduzir-se em ações, como a regulação do tempo de trabalho, o direito à aposentação justa e mais investimento na educação, alertando que os cortes no setor não são o caminho.
As iniciativas incluem o hasteamento da bandeira "Obrigado Professor", o lançamento de portal online "Simplicare" para recolha e sistematização de propostas para simplificar e desburocratizar o trabalho nas escolas e um workshop online "Ensino com Assistente Inteligente - Um apoio mágico para ensinar".
A FNE reforça que “não vai desistir de procurar construir um futuro melhor e que valorize os docentes” e que será junto dos professores que o irá fazer, afirmando que “é imperioso valorizar as carreiras, como base para a educação de qualidade que todos pretendem alcançar”.
A FNE acredita de que a valorização dos professores deve passar por garantir condições de trabalho seguras nas escolas, definir limites ao tempo de trabalho exigido, regular o progresso na carreira, reconhecer e segurança na profissão.

Fonte:
FNE denuncia problemas no Dia Mundial do Professor – Observador