secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE na audição na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência: "A solução é para já, não é para depois"


2 Abril 2019

Destaques

FNE na audição na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência:
Decorreu esta tarde a audição na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, a propósito da Petição apresentada para a regularização da situação da contagem do tempo de serviço congelado aos professores e que contou com mais de 60 mil assinaturas de docentes portugueses.

O Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva esteve na audição onde "reforçámos a mensagem da nossa parte que esta decisão tem de ser tomada já. É para já, não é para depois. Não podemos aceitar que exista qualquer tentativa de qualquer partido político ou grupo parlamentar no sentido de que esta solução possa transitar para a próxima legislatura. Esta é uma solução inaceitável", garantindo ainda que "os professores não podem esperar mais tempo. Exige-se da Assembleia da República uma solução rápida. E dia 16 de abril, durante a apreciação das propostas dos grupos parlamentares sobre o decreto-lei do governo, vamos estar aqui em frente à Assembleia para mostrar que não desistimos daquilo que é dos professores por direito".




Intervenção do Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva na Audição na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, na Assembleia da República:

A petição que aqui apresentamos e defendemos resulta da verificação de que, da parte do Governo, houve uma sistemática indisponibilidade para concretizar as medidas que garantissem a recuperação de todo o tempo de serviço prestado pelos Docentes portugueses, para efeitos da recomposição da sua carreira.

Iniciámos esta Legislatura com o compromisso do Governo de reverter as medidas que injustamente se tinham abatido particularmente sobre os trabalhadores da Administração Pública, já que se considerava, e bem, que era justo que se reconhecesse o colossal esforço que tinha sido pedido particularmente a estes trabalhadores, e que se tinha traduzido, entre outras, na redução de salários, no congelamento das carreiras, no crescimento da carga fiscal, no aumento do número de horas de trabalho.

Esta era a Legislatura que se anunciava para repor as situações que tinham sido perdidas.

Para este efeito, eram necessárias medidas que retomassem a contagem do tempo de serviço e que contassem o tempo de serviço prestado, para efeitos de desenvolvimento da carreira, em reconhecimento pelo trabalho efetivamente cumprido ao longo do tempo do congelamento. E assim se fez, e bem, em relação às carreiras gerais da Administração Pública.

Na sequência, era e é essencial que, em nome da justiça e da equidade, também aos trabalhadores das carreiras especiais, neste caso concreto aos Docentes portugueses, se decidisse de idêntica forma.

Ora, foi isto que não aconteceu e que justifica esta Petição.

O Governo teve a oportunidade de resolver na mesa das negociações a solução para o reconhecimento da totalidade do tempo de serviço congelado aos docentes portugueses.

Podia tê-lo feito no final de 2017, no quadro, no desenvolvimento e em respeito pela declaração de compromisso assinada com as organizações sindicais de docentes.

Podia tê-lo feito durante o ano de 2018 para dar execução ao que determinavam a Resolução 1/2018 e a Lei do Orçamento de Estado para 2018.

Podia tê-lo feito já em 2019 para cumprir o que determina a Lei do Orçamento de Estado para 2019.

Sucessivamente, o Governo desconsiderou o compromisso que assumiu e desconsiderou e incumpriu a Lei.

Agora, é em nome do respeito que é devido aos docentes portugueses que trazemos esta Petição à Assembleia da República, com o apelo para que defina os princípios a que terá de obedecer a recuperação do tempo de serviço congelado, determinando em concreto que o tempo a recuperar e a ter em consideração para o desenvolvimento da carreira destes trabalhadores é de 9 anos, 4 meses e 2 dias; especificando que essa recuperação tem de ser faseada até 2025, de uma forma equilibrada; integrando a orientação de que uma parte desse tempo possa ser considerado, a pedido do interessado, para antecipar a aposentação, sem penalizações.

Tendo em conta que o Governo se recusou até agora a cumprir a lei, uma orientação deste tipo corresponderia a um avanço para que no seu seguimento se possam definir as normas que conduzam à sua operacionalização.

É esta expectativa que aqui trazemos à Vossa consideração.


Notícias Relacionadas

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN | Em declarações à CNN Portugal, Pedro Barreiros, Se...

2 Abril 2019

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

No âmbito das comemorações dos seus 50 anos de existênci...

2 Abril 2019

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Concursos 2024: de 10 a 16 de abril No Aviso n.º 6468-A/20...

2 Abril 2019

A descida dos salários dos Professores

A descida dos salários dos Professores

Com a discussão centrada na reposição do tempo de serviç...

2 Abril 2019