secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Orçamento de Estado 2020


16 Dezembro 2019

Destaques

Orçamento de Estado 2020
Apresentada a proposta de Orçamento de Estado para 2020.

O ministro das Finanças já entregou na Assembleia da República a proposta do Governo para o Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). Segue-se a discussão na generalidade no parlamento, nos dias 9 e 10 de janeiro, e depois a votação final no dia 6 de fevereiro.


Educação

  • Garantir que a escola promove o sucesso, a inclusão e a qualidade para todos, através, nomeadamente, do aprofundamento do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, da redução do número de alunos por turma e da capacitação da rede de educação pré-escolar, de soluções adequadas a cada criança e do apoio específico à inclusão dos alunos imigrantes e das comunidades ciganas.

  • Apostar no ensino profissional e na educação de adultos, por via, nomeadamente, do alargamento da rede de Centros Qualifica e das modalidades de educação e formação de adultos, do desenvolvimento e atualização do Catálogo Nacional de Qualificações e da consolidação da rede de cursos.

  • Fortalecer a escola pública e garantir um maior enraizamento nas comunidades, através, nomeadamente, da modernização e requalificação de escolas de todos os níveis educativos, de estratégias educativas mais eficazes no quadro da educação inclusiva, da autonomia e flexibilidade curricular e dos planos de inovação, do reforço dos meios técnicos que contribuam para uma maior eficiência da gestão escolar e da transferência progressiva de competências para os municípios nos âmbitos já previstos na legislação.

  • Valorizar e garantir a sustentabilidade da profissão docente, por via, nomeadamente, dos efeitos alargados do descongelamento da carreira, com a progressão de uma parte significativa dos professores, do diagnóstico sobre o modelo de recrutamento e colocação de professores, bem como a revisão dos modelos de formação inicial e contínua dos professores.

  • Apostar na juventude e desporto, através, nomeadamente, da execução do Plano Nacional para a Juventude 2018-2021, de programas intersectoriais para jovens à procura do primeiro emprego e de habitação própria, do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, da prevenção e combate à violência no desporto, do combate à dopagem, do Roteiro do Associativismo Estudantil, do apoio ao Desporto de Alto Rendimento, bem como à sua conciliação com o sucesso escolar e académico.


Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

  • Reforçar o compromisso com a ciência e o conhecimento, incluindo um acréscimo da dotação inicial da FCT em 10%, de modo a estimular a promoção de carreiras científicas e académicas, o reforço das instituições científicas e o desenvolvimento de arranjos colaborativos com o tecido produtivo.

  • Alargar o estímulo ao emprego científico, em estreita articulação com as instituições de I&D, as empresas e a Administração Pública, em reforçada colaboração europeia.

  • Reforçar a estratégia em curso de modernização, qualificação e diversificação do Ensino Superior, incluindo um aumento de 55 Milhões de Euros na dotação pública inicial das Instituições de Ensino Superior públicas, como consagrado no “Contrato de Legislatura” entre o Governo e as Instituições para o período 2020-2023.

  • Reforçar o Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior.

  • Valorizar as formações curtas no ensino superior e reforçar as competências digitais, juntamente com o estímulo ao desenvolvimento, internacionalização e especialização de estudos pós-graduados.

  • Estimular o crescimento da atividade sobre sistemas espaciais e de observação da Terra, articulando o crescimento do investimento público e privado em I&D com redes e programas europeus no contexto da valorização do posicionamento Atlântico de Portugal na Europa, e da copresidência portuguesa do Conselho da Agência Espacial Europeia, ESA (2020-23).


Para saber mais sobre o Orçamento de Estado 2020, consulte o site: https://www.oe2020.gov.pt/




Documentação Oficial




Notícias Relacionadas

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN - Comentário de Pedro Barreiros ao Programa de Governo

CNN | Em declarações à CNN Portugal, Pedro Barreiros, Se...

16 Dezembro 2019

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

SPZN celebra 50 anos com conferência que junta os antigos presidentes

No âmbito das comemorações dos seus 50 anos de existênci...

16 Dezembro 2019

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Apoio aos Sócios - Concursos 2024

Concursos 2024: de 10 a 16 de abril No Aviso n.º 6468-A/20...

16 Dezembro 2019

A descida dos salários dos Professores

A descida dos salários dos Professores

Com a discussão centrada na reposição do tempo de serviç...

16 Dezembro 2019