SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

UGT saúda Prémio Nobel da Paz - O movimento sindical na construção da democracia


10 Outubro 2015

Atualidade

UGT saúda Prémio Nobel da Paz - O movimento sindical na construção da democracia

 

Foi hoje anunciada a atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2015 ao Quarteto de Diálogo para a Tunísia, uma coligação de organizações da sociedade civil que desempenharam um papel fundamental no caminho para a transformação deste país numa democracia pluralista e na execução de um processo de diálogo político alternativo no momento em que o povo tunisino estava prestes a presenciar uma guerra civil.

Este quarteto é constituído pela União Geral dos Trabalhadores da Tunísia (UGTT), pela Confederação de Indústria, Comércio e Artesanato da Tunísia (UTICA), pela Liga dos Direitos Humanos da Tunísia (LDHT) e pela Ordem Nacional dos Advogados da Tunísia (ONAT).

Entre as organizações laureadas, a UGT não pode deixar de assinalar a distinção da sua congénere, a UGT Tunísia, saudando o papel por si desempenhado na luta pela democracia e pelos direitos fundamentais.

A atribuição deste prémio apenas evidencia que, hoje como sempre, o movimento sindical continua a ser um dos pilares da construção da Democracia em todo o Mundo, estando na linha da frente dos valores e princípios a ela associados.

A UGT espera que este prémio constitua mais um passo no sentido da consolidação de um processo ainda recente e que as vias da participação, do envolvimento do movimento sindical e do reforço do diálogo social sejam os caminhos do futuro na Tunísia.

- Comunicado

 


Notícias Relacionadas

Reserva de Recrutamento 14 2025/2026

Reserva de Recrutamento 14 2025/2026

Reserva de Recrutamento 14 2025/2026  29-10-2025 ...

30 Outubro 2025

Concurso Externo Extraordinário 2025/2026

Concurso Externo Extraordinário 2025/2026

Encontra-se aberto o concurso externo extraordinário de sel...

28 Outubro 2025

Reserva de Recrutamento 13 2025/2026

Reserva de Recrutamento 13 2025/2026

Publicitação das listas definitivas de Colocação, ...

27 Outubro 2025

Desburocratizar para ensinar: a urgência que o sistema educativo já não pode ignorar.

Desburocratizar para ensinar: a urgência que o sistema educativo já não pode ignorar.

Outubro foi um mês em que a burocracia voltou a ocupar o ...

26 Outubro 2025

Voltar