SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

Comissão da Juventude SPZN sobre acordo assinado entre a FNE e o MECI


27 Maio 2024

Atualidade

Comissão da Juventude SPZN sobre acordo assinado entre a FNE e o MECI

A Comissão da Juventude do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN) congratula-se com o acordo assinado entre a FNE e o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) para a recuperação do tempo de serviço congelado.

Com efeito, consideramos ser uma medida de valorização da Carreira Docente, permitindo aos mais jovens vislumbrar uma carreira mais atrativa e promissora. Além disso, reconhecemos neste acordo um passo fundamental para o diálogo entre as duas partes – tutela e sindicatos - para futuros processos negociais.

Como temos vindo a alertar, é urgente o rejuvenescimento da Classe Docente. Contudo, para que tal aconteça, é necessário valorizar a profissão, de forma a incentivar os estudantes a ingressarem nos cursos via ensino e permitir aos docentes mais jovens a sua permanência na profissão, não desistindo do seu sonho (como, lamentavelmente, tem vindo a acontecer com frequência).

A recuperação do tempo que nos era devido foi uma reivindicação longa e morosa; porém, a FNE nunca desistiu de alcançar um dos grandes objetivos de todos os professores e, resultado desse empenho, conquistou, finalmente, um acordo histórico.

Entretanto, o SPZN e respetiva Comissão da Juventude continuarão a bater-se por uma Educação de qualidade, reivindicando medidas que são necessárias para minimizar o grave problema que assola a Educação: a falta de professores qualificados profissionalmente para a docência.

Deste modo, a Comissão da Juventude do SPZN enaltece todo o trabalho, resiliência e seriedade que a FNE demonstrou durante todo este processo negocial, proporcionando, assim, aos mais jovens uma carreira docente mais atrativa, pois o futuro da Educação depende destes profissionais.

27 de maio de 2024,
A Comissão da Juventude SPZN



Notícias Relacionadas

2.ª Reserva de recrutamento

2.ª Reserva de recrutamento

Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não...

5 Setembro 2025

Mensagem de Pedro Barreiros, na abertura do ano escolar 2025/2026

Mensagem de Pedro Barreiros, na abertura do ano escolar 2025/2026

Pedro Barreiros, Secretário-Geral da FNE e Presidente do SP...

1 Setembro 2025

1.ª Reserva de recrutamento

1.ª Reserva de recrutamento

Publicitação das listas definitivas de Colocação, ...

29 Agosto 2025

Aceitação da Colocação e recurso hierárquico

Aceitação da Colocação e recurso hierárquico

Aceitação da Colocação e recurso hierárquico – ...

19 Agosto 2025

Voltar