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FNE entregou bandeiras pela Educação ao Primeiro-Ministro


21 Abril 2023

Atualidade

FNE entregou bandeiras pela Educação ao Primeiro-Ministro

A FNE entregou esta manhã, na Residência Oficial do Primeiro-Ministro, em Lisboa, as bandeiras da campanha "Melhorar a Educação? Tratem bem os que cá estão!" que reuniu milhares de assinaturas de educadores e professores de todo o país, bem como um Manifesto por uma Educação de qualidade.

As duas bandeiras assinalam o profundo descontentamento de educadores e professores pelos resultados insatisfatórios de sucessivas reuniões com o Ministério da Educação, que se tem mostrado irredutível na adoção de medidas de valorização efetiva da Educação em Portugal e dos seus profissionais.

Esta concentração marcou o final desta ação em que a FNE e os seus sindicatos da educação têm manifestado publicamente as suas preocupações em relação ao reconhecimento que consideram imprescindível para todos quantos asseguram todos os dias o funcionamento das nossas escolas e que se têm vindo a mostrar diariamente indignados com a ausência de valorização da profissão e de respostas da tutela às suas reivindicações.


MANIFESTO - QUE ESCOLA PÚBLICA QUER PARA
 O SEU FILHO(S) / EDUCANDO(S)?

Os professores são essenciais para termos um sistema educativo de qualidade e, para isso, é fundamental que sejam valorizados e tenham melhores condições de trabalho.

Os professores conhecem, muito melhor do que os governantes, os problemas das nossas escolas e estão cansados da falta de condições de trabalho que se têm agravado muitíssimo ao longo dos últimos anos, pelo que apelam a que sejam tomadas medidas urgentes.

ALUNOS SEM AULAS

O Governo tem a obrigação de tomar medidas concretas para que as escolas tenham os professores que são necessários e, deste modo, que os alunos tenham todas as aulas de todas as disciplinas.

ESCOLA BUROCRÁTICA

Precisamos que os professores, em vez de estarem ocupados com burocracias inúteis possam ter mais tempo para preparar aulas e trabalhar com os seus alunos, promovendo um ensino verdadeiramente inclusivo e de qualidade para todos.

NÚMERO DE ALUNOS

Um professor com centenas de alunos não tem condições para conhecer e apoiar cada um deles. Por isso, é preciso haver normas para que não se ultrapasse o número de alunos com que cada professor trabalha e, deste modo, promover um melhor acompanhamento e o apoio a cada um deles.

REJUVENESCIMENTO

As nossas escolas precisam de ter mais professores e mais novos, e é fundamental que estes tenham a oportunidade de trabalhar com professores com mais experiência.

INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA

É necessário que quando as situações de indisciplina e violência perturbam o normal funcionamento das aulas e da escola em geral, existam meios e recursos que reponham rapidamente as condições de trabalho e de bem-estar.

FORMAÇÃO

É preciso que os professores tenham condições e tempo para a realização de formações adequadas ao seu desenvolvimento profissional, como resposta aos inúmeros desafios que a escola e a sociedade de hoje impõem.

COMPETÊNCIA E AUTONOMIA PROFISSIONAL

Os professores são especialistas do processo ensino aprendizagem e devem ver respeitadas as suas decisões, não podendo vir o Ministério da Educação impor regras e orientações que desrespeitam ou desvalorizam as competências específicas dos professores.

VALORIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO

É imperativo valorizar os professores e dar-lhes condições para que sejam bons profissionais, com uma carreira dignificada e atrativa. É fundamental que se valorize a carreira docente e se criem todas as condições para que os professores continuem a gostar de exercer a nobre profissão que escolheram e motivar os jovens a seguir o seu exemplo de serem professores!

Uma Escola de qualidade é essencial para uma sociedade mais justa e mais desenvolvida.

Sabia que:

  • Na proposta do regime de concursos apresentado pelo Ministério da Educação, os professores contratados que queiram vincular têm de, obrigatoriamente, concorrer a todo o país?
  • Que os professores de quadro podem ter de dar aulas em 2 escolas, algumas até 30 km de distância entre si?
  • A carreira docente tem 10 escalões e, por causa das vagas de acesso aos 5º e 7º escalões, há professores que estão no 4º escalão desde 2010?
  • Há professores com mais de 400 alunos?
  • Mais de 100 mil alunos estão sem professor a alguma disciplina?
  • Os professores deslocados não têm nenhum tipo de apoio no alojamento?

Intervenções do SG da FNE, João Dias da Silva e do Vice-SG, Pedro Barreiros



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