SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

FNE pede reuniões a grupos parlamentares


28 Março 2018

Atualidade

FNE pede reuniões a grupos parlamentares
A FNE pediu reuniões a todos os Grupos Parlamentares, na sequência da situação de impasse a que chegaram as negociações com o Ministério da Educação a propósito de todas as matérias que constavam da Declaração de Compromisso assinada em 18 de novembro passado.

Estes encontros justificam-se ainda mais pelo facto de a própria Assembleia da República ter aprovado, em dezembro, uma Recomendação ao Governo para que, nas negociações para a recomposição da carreira, seja considerado todo o tempo de serviço congelado.

A verdade é que o Governo tem tido uma perspetiva muito curta do alcance daquele compromisso e tem vindo a adiar as decisões mais significativas.

Deste modo, nestes encontros com os Grupos Parlamentares, a FNE solicitará que estes intervenham junto do Governo, no sentido de cumprir inteiramente a Recomendação aprovada e que consta da Resolução nº 1/2018 sobre a recuperação integral do tempo de serviço congelado.

Mas a FNE levará para estes encontros outras matérias que constam da declaração de compromisso, bem como outras ainda que afetam todos quantos trabalham em Educação.

Incluem-se aqui as condições em que se operará o reposicionamento em carreira dos docentes indevidamente retidos no índice 167, a definição de novas orientações sobre a organização do tempo de trabalho dos docentes (incidindo na definição correta do conteúdo da componente letiva e dos limites da componente não letiva de estabelecimento), a determinação de um novo quadro de consideração do especial desgaste profissional e do imprescindível rejuvenescimento do corpo docente, os próximos concursos (quer o externo, quer o interno extraordinário), para os quais se impõe a alteração de aspetos significativos do seu desenvolvimento, e as questões relativas à insuficiência dos trabalhadores não docentes, para além da abertura de negociações para o restabelecimento das carreiras especiais destes trabalhadores.

Trata-se, assim, de um conjunto de matérias significativo e extenso que a FNE pretende apresentar aos Grupos Parlamentares, nesta ronda de encontros.

Porto, 28 de março de 2018


Notícias Relacionadas

Aceitação da Colocação e recurso hierárquico

Aceitação da Colocação e recurso hierárquico

Aceitação da Colocação e recurso hierárquico – ...

19 Agosto 2025

Permutas

Permutas

Encontra-se disponível até às 18 horas de dia 22 de ago...

18 Agosto 2025

Mobilidade Interna - Resultados

Mobilidade Interna - Resultados

Listas definitivas de mobilidade interna 2025/2026 Es...

14 Agosto 2025

CI e RR - Resultado

CI e RR - Resultado

Listas definitivas de contratação inicial e Reserva de R...

14 Agosto 2025

Voltar