secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Nota informativa do Ministério da Educação


11 Junho 2018

Atualidade

Nota informativa do Ministério da Educação
Consulte aqui a Nota Informativa que o Ministério da Educação / DGESTE enviou às escolas no dia 11 de junho de 2018.


Conselhos de turma (avaliações finais)


1. Quando não se realize uma reunião do conselho de turma para efeitos de avaliação por motivo de ausência de um ou mais professores, a segunda reunião deve ser convocada, pelo diretor/ presidente de CAP do AE / ENA, para o dia seguinte, nos termos do artigo 23.º, n.º 7, do Despacho Normativo n.o 1-F/2016, de 5 de abril, e do artigo 19.º, n.º 3, da Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

2. Na segunda reunião, se ainda não estiverem todos os professores presentes, o diretor / presidente de CAP do AE / ENA convoca uma nova reunião para o dia seguinte.

3. Para a terceira reunião, o diretor de turma (ou quem o substitua) deve recolher antecipadamente todos os elementos referentes à avaliação de cada aluno fornecidos por todos os professores, nos termos do artigo 23.º, n.º 8, do Despacho Normativo n.o 1-F/2016, de 5 de abril, e do artigo 19.º, n.º 4, da Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

4. Incidindo os pré-avisos de greve apenas sobre as reuniões de conselho de turma, os mesmos não afastam nem o dever de recolher, nem o dever de facultar os elementos referidos no ponto anterior.

5. Quando esteja ausente o diretor de turma, o mesmo deve ser substituído nos termos do regimento aplicável de cada AE / ENA ou, caso tal não esteja previsto ou não seja possível, pelo professor mais antigo presente no conselho de turma, de acordo com o disposto no artigo 22.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.o 4/2015, de 7 de janeiro.

6. No 1.º ciclo, na impossibilidade de reunir o conselho de docentes, a avaliação é atribuída apenas pelo professor titular da turma, uma vez que aquele órgão tem natureza meramente consultiva, nos termos do artigo 22.º do Despacho Normativo n.o 1-F/2016, de 5 de abril.


Provas e exames nacionais

7. Os alunos cujas avaliações internas não tenham sido ainda formalmente atribuídas à data em que os exames e outras provas nacionais se devam realizar são admitidos condicionalmente às mesmas, nos termos do artigo 20.º, n.º 10, do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básicos e Secundário, aprovado pelo
Despacho Normativo n.o 4-A/2018, de 14 de fevereiro.


Renovações de matrícula e constituição de turmas

8. As turmas devem ser constituídas e lançadas na SINAGET, de acordo com o calendário que resulta do Despacho n.o 6/2018, de 12 de abril, tendo em conta as matrículas e as renovações de matrícula existentes em cada AE/ENA e de acordo com o número de turmas que foi atribuído em rede ao respetivo AE / ENA.



Lisboa, 11 de junho de 2018


A Diretora-Geral dos Estabelecimentos Escolares
Maria Manuela Pastor Faria

Notícias Relacionadas

FNE pede soluções até junho para haver paz nas escolas

FNE pede soluções até junho para haver paz nas escolas

A FNE defendeu que as negociações para a recuperação d...

11 Junho 2018

O futuro da educação em Portugal está em risco...

O futuro da educação em Portugal está em risco...

Sabemos que a tendência crescente do envelhecimento do cor...

11 Junho 2018

FNE solicita ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação o alargamento do prazo de concursos de docentes

FNE solicita ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação o alargamento do prazo de concursos de docentes

A Federação Nacional da Educação fez chegar esta tarde a...

11 Junho 2018

Nota Informativa - Provas de Aferição e Provas Finais do Ensino Básico

Nota Informativa - Provas de Aferição e Provas Finais do Ensino Básico

 NOTA INFORMATIVA     PROVAS DE AFERIÇÃO E PROVAS FINA...

11 Junho 2018