SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

Plenário da AR valida fim da devolução dos manuais escolares proposto pelo CDS


3 Julho 2020

Atualidade

Plenário da AR valida fim da devolução dos manuais escolares proposto pelo CDS

O plenário da Assembleia da República validou hoje a votação da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no âmbito da especialidade do Orçamento Suplementar, que aprovava a proposta do CDS para o fim da devolução dos manuais escolares.


A proposta do CDS foi aprovada com os votos contra do PS e favorável das restantes bancadas, e tinha sido avocada para o plenário de hoje a pedido do PS, o que significou que teve de ser votada pelo conjunto dos deputados, e não apenas pelos parlamentares da COF.


Na terça-feira, na votação na especialidade na comissão, tinha sido aprovada a proposta do CDS-PP que suspende a devolução dos manuais escolares entregues aos alunos para o ano letivo de 2019-2020, numa votação que apenas teve os votos contra do PS.

“Fica suspensa a obrigatoriedade de devolução dos manuais escolares gratuitos entregues no ano letivo de 2019-2020, a fim de serem garantidas as condições para a recuperação das aprendizagens dos alunos, a ter lugar no início do ano letivo de 2020-2021”, refere a proposta.

Hoje, durante o debate - anterior e posterior - sobre as avocações, a deputada centrista Cecília Meireles defendeu que "nada garante a igualdade de oportunidades e 'elevador' social como a escola, e a pandemia pôs isso em causa".

Por outro lado, Porfírio Silva, do PS, disse que "os bancos de manuais das bibliotecas escolares e a continuação das licenças digitais permitem manter o acesso", e que "todos os anos há recuperação de aprendizagens, e nunca dependeram dos manuais", acrescentando que "há outros recursos didáticos".

"O próximo ano terá de passar por aprender a gerir emoções, a lidar com a incerteza e com o risco, entender o que está a acontecer no mundo, consolidar as novas experiências, e isso não está nos manuais", defendeu o parlamentar socialista.

Em resposta, Cecília Meireles disse que, "quando em muitos casos parte da matéria não foi dada, não há outra forma dos alunos estudarem, trabalharem e compensarem essa matéria que não foi dada do que ficarem com os manuais".

"E se acha que o importante é aprender a gerir as emoções, eu sugeria que o PS aprendesse a gerir as suas emoções e deixasse os manuais escolares com os alunos", ripostou ainda a deputada do CDS-PP.

 

Lisboa, 03 jul 2020 (Lusa) - JE // EA

 


Notícias Relacionadas

“É muito bom poder contar com a ESPERANÇA!”

“É muito bom poder contar com a ESPERANÇA!”

Neste momento decisivo para o futuro da Educação em Portug...

22 Abril 2025

Prorrogada a data de entrega de trabalhos do Concurso

Prorrogada a data de entrega de trabalhos do Concurso "Era Uma Vez… o 1º de Maio" - 22 de abril

TEMA: VONTADE DE SER PROFESSOR A Federação Nacional da ...

17 Abril 2025

Manifesto da Esperança

Manifesto da Esperança

Pelo Reconhecimento Integral da Carreira Docente e a Esper...

12 Abril 2025

Ranking das Escolas 2025

Ranking das Escolas 2025

Os resultados do mais recente Ranking da Superação das Esc...

4 Abril 2025

Voltar