secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

43º aniversário do SPZN


30 Abril 2017

Atualidade

43º aniversário do SPZN

43º aniversário do SPZN

43 anos – Pelos Professores


O SPZN comemora neste dia 30 de abril de 2017 o seu 43º aniversário. Foram 43 anos ao serviço dos Professores e da Educação. Foram 43 anos de grandes conquistas, de fortes negociações e, sempre que necessário, de grandes lutas. Fazer memória de todos os ganhos que o SPZN teve, para os Professores, leva-nos a dizer de modo firme e convicto que o SPZN cumpriu a sua função de defesa de todos quantos representa.

Nesta comemoração dos 43 anos do SPZN não podemos deixar de lembrar, de modo reconhecido, todos os que, logo após o 25 de abril de 1974, conscientes do seu papel na sociedade e também conscientes das suas más condições e trabalho e fracas remunerações, entenderam que, só unidos em torno de uma organização sindical, poderiam atingir melhores condições de trabalho e salários dignos. Este grupo de professores, sem qualquer experiência sindical, sem meios, mas animados de uma forte vontade da construção de uma profissão docente valorizada tiveram a consciência que só um sindicato os poderia defender. Tornou-se assim, passados cinco dias do início da nossa democracia, o Sindicato de Professores da Zona Norte, o primeiro sindicato de professores representativo de professores do setor público. A dinâmica, a vontade de mudança, o querer e acima de tudo o ACREDITAR que, unidos em torno de uma causa, levaram a que milhares de professores aderissem ao SPZN.

Vivemos hoje, tempos muito difíceis. Foram impostas medidas lesivas para todos os professores e que seriam muito mais graves, não fosse a intervenção do movimento sindical. O SPZN tem cumprido a sua função de tudo fazer para combater as imposições a que temos estado sujeitos.

Este é o momento em que todos, mas mesmo todos, devemos estar unidos e apoiantes do SPZN na sua ação.

Este é o momento em que não podemos estar conformados.

Este é o momento em que temos que ACREDITAR que, com a nossa dinâmica e a nossa força, seremos capazes de melhorar a vida profissional de milhares de professores, educadores, investigadores e formadores que, gostando da sua profissão, estão cansados, esgotados, merecendo mais reconhecimento e uma maior valorização. O exemplo de todos os que construíram, em 30 de abril de 1974, o SPZN e o dos que a ele aderiram terá que ser para nós um estímulo, uma responsabilidade e um desafio.

Vamos continuar a fazer do SPZN o grande sindicato de professores. A sua força será a força dos seus associados. Somos milhares. Unidos, vamos conseguir mais e melhor para os professores, mais e melhor para a Educação.

Nesta comemoração dos 43 anos do SPZN, uma palavra de apreço e reconhecimento a todos os que, ao longo destes anos, fizeram do SPZN um sindicato forte, vivo, sempre ao serviço dos que representa.


Viva o SPZN



Notícias Relacionadas

FNE pede soluções até junho para haver paz nas escolas

FNE pede soluções até junho para haver paz nas escolas

A FNE defendeu que as negociações para a recuperação d...

30 Abril 2017

O futuro da educação em Portugal está em risco...

O futuro da educação em Portugal está em risco...

Sabemos que a tendência crescente do envelhecimento do cor...

30 Abril 2017

FNE solicita ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação o alargamento do prazo de concursos de docentes

FNE solicita ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação o alargamento do prazo de concursos de docentes

A Federação Nacional da Educação fez chegar esta tarde a...

30 Abril 2017

Nota Informativa - Provas de Aferição e Provas Finais do Ensino Básico

Nota Informativa - Provas de Aferição e Provas Finais do Ensino Básico

 NOTA INFORMATIVA     PROVAS DE AFERIÇÃO E PROVAS FINA...

30 Abril 2017