secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Resolução: Educação como prioridade nacional


15 Março 2024

Atualidade

Resolução: Educação como prioridade nacional

A FNE saúda os portugueses, em geral, e os docentes e pessoal de apoio educativo, em particular, pela sua participação ativa no ato eleitoral de 10 de março, demonstrativa do seu compromisso com a democracia. Independente dos resultados eleitorais é importante que o próximo Governo eleja a Educação como uma prioridade nacional.

A Educação é fundamental para o desenvolvimento individual e coletivo, bem como para o progresso social, cultural, ambiental e económico do país, pelo que, não é aceitável que o sistema educativo português seja afetado por sucessivas crises, com impacto negativo na qualidade do ensino e aprendizagem, e na satisfação profissional dos Docentes e do Pessoal de Apoio Educativo. Por isso, a FNE reforça a necessidade de uma resposta célere, eficaz e negociada aos problemas mais urgentes que afetam a Educação.

A FNE, como representante dos profissionais da educação, quer ser parte ativa e mostra-se interessada na aposta de um diálogo construtivo com o Governo, tendo em vista um sistema educativo de qualidade e a resolução urgente dos principais problemas que o afetam, pelo que exigirá do novo Governo, a consideração da Educação como uma prioridade nacional, alocando os recursos humanos e financeiros necessários para garantir o seu bom funcionamento.

O próximo Governo deverá ser capaz, de forma célere e eficaz, de resolver as questões mais prementes que afetam a Educação, pelo que a FNE apela à rápida implementação de processos negociais que visem a resolução urgente dos principais problemas identificados:


Sistema Educativo (investimento; burocracia; indisciplina e violência)
Docentes (rejuvenescimento e atratividade da profissão; avaliação de desempenho; apoios fiscais; sobrecarga de trabalho; concursos; aposentação; índices salariais; horários; valorização da carreira e recuperação do tempo de serviço)
Ensino Superior, Investigação e Ciência (precariedade, dotação orçamental; carreiras)
Ensino Português no Estrangeiro (regime jurídico; revalorização salarial; oferta formativa)
Pessoal Apoio Educativo (conteúdos funcionais; carreiras especiais; portaria de rácios; precariedade)


A FNE elaborou, recolhendo para o efeito centenas de contributos, o Roteiro para a Legislatura 2024 - 2028, em que destaca as maiores preocupações relativas às políticas de Educação que o próximo Governo tem que ter em conta e demonstrar, desde já, a sua disponibilidade para um diálogo sério, que permita ultrapassar os problemas identificados.

Apelamos ao compromisso com a Educação.

Porto, 15 de março de 2024
Secretariado Nacional

Consulte aqui a RESOLUÇÃO em PDF


Notícias Relacionadas

Professores surpreendidos com altas taxas de retenção e descontos milionários de IRS no salário deste mês

Professores surpreendidos com altas taxas de retenção e descontos milionários de IRS no salário deste mês

Há docentes com taxas de retenção na fonte acima dos 44% ...

22 Novembro 2024

Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.

Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.

A Federação Nacional da Educação, FNE, congratula-...

23 Outubro 2024

Plano de ação para a Comunicação Social

Plano de ação para a Comunicação Social

UGT exige debate público e diálogo com os sindicatos Po...

15 Outubro 2024

Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas

Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas

A Federação Nacional da Educação (FNE) entregará...

13 Outubro 2024

Voltar