SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

FNE aponta injustiças na progressão na carreira docente e pede correção das orientações


17 Junho 2025

Comunicação Social

FNE aponta injustiças na progressão na carreira docente e pede correção das orientações

Em comunicado, a federação refere que enviou, na segunda-feira, um ofício ao diretor-geral a solicitar a correção das orientações da DGAE enviadas às escolas a respeito da progressão na carreira, sublinhando, em concreto, a situação dos docentes que à data de 01 de setembro de 2024 foram reposicionados na carreira na sequência da recuperação do tempo de serviço congelado durante o período de intervenção da 'Troika'.

“A FNE alerta para a existência de interpretações contraditórias e juridicamente incorretas, adotadas por diferentes instrumentos de orientação da DGAE, relativamente à obrigatoriedade de permanência de 365 dias no escalão em que os docentes foram reposicionados”, explicam os representantes dos professores.

De acordo com a FNE, as orientações mais recentes preveem a obrigatoriedade de permanência de 365 dias no escalão em que os professores foram reposicionados.

A exigência, continua a federação, pode ter interpretações contraditórias e está a ser imposta mesmo nos casos em que os docentes reúnem tempo suficiente para progredir, mas por terem sido reposicionados a 01 de setembro estão a ser penalizados e impedidos de aceder ao escalão seguinte.

“Esta interpretação viola o princípio da igualdade de tratamento entre docentes e contraria os esclarecimentos oficiais previamente divulgados”, argumenta a estrutura sindical, que alerta que se as orientações não forem alteradas, poderão originar “injustiças e situações de ultrapassagem remuneratória entre docentes com igual tempo de serviço”.

A FNE considera ainda “inaceitável que docentes de carreira fiquem impedidos de progredir” nas mesmas condições que professores contratados.


Notícias Relacionadas

Plataforma para professores deslocados está temporariamente indisponível

Plataforma para professores deslocados está temporariamente indisponível

O apoio à deslocação foi, este ano, alargado a todos os...

16 Setembro 2025

RTP3 | Pedro Barreiros comenta os problemas no regresso às aulas

RTP3 | Pedro Barreiros comenta os problemas no regresso às aulas

RTP3 | Pedro Barreiros, Secretário-Geral da FNE, comentou ...

22 Agosto 2025

Extinção de organismos

Extinção de organismos

FNE manifesta “surpresa” e pede reunião urgente com min...

2 Agosto 2025

Voltar