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#TEMPOPARAPODERENSINAR


8 Dezembro 2021

Atualidade

#TEMPOPARAPODERENSINAR

A valorização da carreira docente e a dignificação dos professores e educadores passa inevitavelmente, entre outros aspetos importantes, pela melhoria das condições de trabalho.

Os professores e educadores querem ter tempo para poder fazer aquilo que melhor sabem: processo de ensino-aprendizagem!


Para que isso possa acontecer é urgente:

reforçar a sua autoridade em sala de aula e no espaço escolar, devendo ser adotadas medidas eficazes de tolerância zero para a indisciplina e a violência em contexto escolar;

definir claramente e fazer respeitar o conteúdo da componente letiva;

definir objetivamente o conteúdo da componente não letiva de estabelecimento, atribuindo-a à realização das reuniões regulares previstas nos horários dos docentes;

respeitar os limites dos horários e tempo de trabalho;

reforçar e respeitar a autoridade, a autonomia profissional e a confiança dos docentes nas suas decisões profissionais e pedagógicas;

eliminar todos os constrangimentos burocrático-administrativos, limitando-os aos procedimentos essenciais em termos de registo da atividade docente.

Neste plano destacamos, apenas alguns, exemplos da quantidade de planos, projetos, aplicações e relatórios inúteis que desviam os professores da sua primeira responsabilidade, que é ensinar:

- Plano Anual de Atividades (PAA)
- Plano Plurianual de Atividades (PPA)
- Projeto Educativo de Agrupamento (PEA)
- Plano de Acão Estratégica (PAE)
- Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE)
- Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE)
- Projeto Curricular de Turma (PCT)
- Plano de Turma (PT)
- Plano Educativo Individual (PEI)
- Plano de Melhoria (PM)
- Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)
- Plano de Recuperação de Aprendizagens (PRA)
- Relatório Técnico-Pedagógico (RTP)
- Relatório Individual das Provas de Aferição (RIPA)
- Relatório de Escola das Provas de Aferição (REPA)
- Relatório Crítico do Diretor de Turma (RCDT)
- Relatório Final de Execução de Atividades (RFEA)
- “Ubuntu”
- Plano 21|23 Escola+
- Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão (MUSAI)
- Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC)
- Plano Curricular do Agrupamento (PCA)
- Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação (SIGRHE)
- Recenseamento do Desporto Escolar (RDE)




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SPZN - DEZ 2021



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