21 Agosto 2025
Notícias FNE
A Federação Nacional da Educação (FNE) tem vindo a receber diversos pedidos de apoio de docentes que reportaram erros no preenchimento das candidaturas à Mobilidade Interna. Estes lapsos, que em muitos casos decorrem também de limitações do próprio sistema/plataforma concursal, não podem, em circunstância alguma, resultar em penalizações para os professores.
A FNE apela, por isso, à adoção imediata de soluções administrativas que permitam a correção célere e transparente destes erros, acompanhadas de orientações claras a todas as escolas e serviços, garantindo que nenhum docente fica prejudicado por situações facilmente comprováveis.
Até que exista uma decisão definitiva, a FNE defende a aplicação de medidas de mitigação, como a manutenção do Quadro de Zona Pedagógica (QZP) correto ou a autorização excecional para apresentação provisória numa escola próxima da residência do docente. Só assim se poderão evitar impactos desnecessários de ordem familiar e financeira.
Num contexto de grave escassez de professores e perante a urgência da preparação e organização do ano letivo 2025/2026, esta situação assume especial relevância, podendo comprometer a estabilidade e o normal funcionamento das escolas no início de setembro.
A FNE reafirma que, em articulação com os seus sindicatos, continuará a acompanhar de perto esta problemática, defendendo soluções que assegurem justiça e estabilidade para os docentes e que garantam as condições necessárias à abertura do próximo ano escolar.
Consulte aqui o Ofício FNE de 21 de agosto 2025Notícias Relacionadas
Assinado acordo de revisão do CCT entre FNE/FSUGT e CNIS
A FNE, no âmbito da Frente Sindical da UGT e a Confedera...
17 Março 2026
FNE exige explicações ao Ministério da Educação sobre atraso na vinculação de técnicos especializados
A Federação Nacional da Educação (FNE) exigiu hoje ao ...
16 Março 2026
Alcançado acordo entre FNE/FSUGT e União das Misericóridas Portuguesas
Foi hoje concluído em Lisboa, o acordo entre a Frent...
12 Março 2026
1.º de MAIO - Dia do Trabalhador
A Federação Nacional da Educação (FNE) participa nas...
9 Março 2026