SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

FNE preocupada com RJIES e avaliação dos Centros de Investigação


12 Março 2025

Notícias FNE

FNE preocupada com RJIES e avaliação dos Centros de Investigação
A Federação Nacional da Educação (FNE) manifestou hoje em ofício enviado ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação, a sua apreensão com a instabilidade resultante da queda do atual Governo e as consequências que ela acarreta para o Ensino Superior, em particular no que respeita ao adiamento da discussão e aprovação do novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) e à avaliação dos Centros de Investigação. 

Para a FNE, este adiamento representa uma perda significativa para o setor, no que se refere à modernização e adequação das instituições às novas exigências da sociedade, bem como a dignificação das condições de funcionamento e governação do Ensino Superior. 

A ausência de avanços concretos neste processo tem consequências nas instituições, nos estudantes, docentes, investigadores e em geral na qualidade do ensino superior em Portugal.

A segunda grande preocupação da FNE no Ensino Superior tem que ver com a urgência de a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) tornar públicas as avaliações dos Centros de Investigação, dado o impacto estruturante que elas têm nas respetivas instituições. 

Os Centros de Investigação estão a operar sob um regime de duodécimos, o que dificulta o planeamento e a execução de atividades de investigação. Também a candidatura a novos ciclos de estudos de doutoramento depende dessa avaliação, nomeadamente nos subsistemas das instituições politécnicas. 

É essencial que este processo seja terminado rapidamente para diminuir os impactos negativos neste setor de ensino.

Notícias Relacionadas

FNE saúda clarificação da DGAE sobre contabilização de atividades de coadjuvação e apoio a grupos de alunos

FNE saúda clarificação da DGAE sobre contabilização de atividades de coadjuvação e apoio a grupos de alunos

A Federação Nacional da Educação (FNE) manifesta a sua...

30 Julho 2025

Parecer FNE sobre Propostas de alteração aos DL n.º 51 e n.º 57-A de 2024

Parecer FNE sobre Propostas de alteração aos DL n.º 51 e n.º 57-A de 2024

A FNE fez chegar na passada 6ª feira, dia 25 de julho, ao M...

28 Julho 2025

Resultados da Consulta Nacional: Excesso de trabalho, carga burocrática e remuneração preocupam docentes

Resultados da Consulta Nacional: Excesso de trabalho, carga burocrática e remuneração preocupam docentes

A FNE apresentou publicamente os resultados da Consulta Na...

25 Julho 2025

LUSA - FNE defende criação de Cartão de Professor e mais reduções fiscais

LUSA - FNE defende criação de Cartão de Professor e mais reduções fiscais

Porto, 25 jul 2025 (Lusa) – O Secretário-Geral da FNE d...

25 Julho 2025

Voltar