16 Abril 2025
Notícias FNE
Lisboa, 16 abr 2025 (Lusa) - Manuel Teodósio, vice-secretário-geral da Federação Nacional de Educação (FNE), disse à Lusa que as alterações ao diploma se traduzem numa maior “equidade entre os vários professores nessas escolas”.
“Até agora tínhamos uma situação diferenciada, em que professores no mesmo estabelecimento de ensino tinham condições diferentes. Agora, essa equidade está garantida, independentemente do vínculo”, disse.
E explicou que havia “uma penalização para os professores que ficassem menos de dois anos”, com a qual a FNE não concordava, congratulando-se, por isso, por esta penalização desaparecer.
Para a FNE, outro “importante passo” foi a indexação de apoios aos outros trabalhadores que estão nestes países, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o que significa que os docentes nas EPERP “vão ter um conjunto de apoios que até agora não tinham e estar de uma forma equitativa em relação a outros trabalhadores, como nos consulados”.
SMM // JMC
Lusa/Fim
Notícias Relacionadas
FNE/FSUGT e União das Mutualidades Portuguesas chegam a acordo para revisão do CCT
A Federação Nacional da Educação, no âmbito da Frente...
20 Fevereiro 2026
INFORMAÇÃO - Reunião FNE com MECI de 18 de fevereiro (ECD - Tema 2)
A Federação Nacional da Educação reuniu com o Minist...
19 Fevereiro 2026
Análise Prévia ao 2.º Tema negocial - ECD
Habilitação para a docência, recrutamento e admissão ...
18 Fevereiro 2026
Balanço da reunião negocial sobre Habilitação para a docência, recrutamento e admissão (Negociação ECD – Tema 2)
A FNE esteve esta manhã reunida com o Ministério da Educ...
18 Fevereiro 2026