SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

LUSA | Governo e sindicatos aproximam-se sobre as condições de docentes no estrangeiro


16 Abril 2025

Notícias FNE

LUSA | Governo e sindicatos aproximam-se sobre as condições de docentes no estrangeiro

Lisboa, 16 abr 2025 (Lusa) - Manuel Teodósio, vice-secretário-geral da Federação Nacional de Educação (FNE), disse à Lusa que as alterações ao diploma se traduzem numa maior “equidade entre os vários professores nessas escolas”.

“Até agora tínhamos uma situação diferenciada, em que professores no mesmo estabelecimento de ensino tinham condições diferentes. Agora, essa equidade está garantida, independentemente do vínculo”, disse.

E explicou que havia “uma penalização para os professores que ficassem menos de dois anos”, com a qual a FNE não concordava, congratulando-se, por isso, por esta penalização desaparecer.

Para a FNE, outro “importante passo” foi a indexação de apoios aos outros trabalhadores que estão nestes países, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o que significa que os docentes nas EPERP “vão ter um conjunto de apoios que até agora não tinham e estar de uma forma equitativa em relação a outros trabalhadores, como nos consulados”.

SMM // JMC

Lusa/Fim


Notícias Relacionadas

FNE reuniu com CHEGA

FNE reuniu com CHEGA

O Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, reuniu na manh...

3 Julho 2025

FNE reúne com Grupo Parlamentar do CHEGA

FNE reúne com Grupo Parlamentar do CHEGA

A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne-se no pró...

1 Julho 2025

1 de julho de 2025: Mais um passo na recuperação do tempo de serviço

1 de julho de 2025: Mais um passo na recuperação do tempo de serviço

O processo de recuperação do tempo de serviço dos profess...

1 Julho 2025

Ensinar em paz

Ensinar em paz

À medida que a guerra se intensifica, a Internacional da ...

30 Junho 2025

Voltar