SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Portugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

Ensino Português no Estrangeiro (EPE): Valorizar a língua, a cultura e os professores


13 maio 2026

Notícias FNE

Ensino Português no Estrangeiro (EPE): Valorizar a língua, a cultura e os professores
A Federação Nacional da Educação esteve representada pelo Secretário-Geral, Pedro Barreiros, e pelo Secretário-Geral Adjunto, Paulo Fernandes, numa audiência realizada no dia 12 de maio de 2026, na Assembleia da República, com a Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.

Nesta audição, a FNE apresentou um conjunto de propostas (documento em anexo) destinadas ao reforço e valorização do Ensino Português no Estrangeiro (EPE), sublinhando a necessidade de melhorar a qualidade pedagógica do ensino, reduzir a heterogeneidade das turmas, garantir condições de estabilidade profissional aos docentes e assegurar uma efetiva valorização da carreira no EPE.


A FNE reafirmou como prioridades essenciais:


•    A criação de uma carreira docente digna, estável e atrativa no EPE;
•    A atualização dos salários e subsídios, sem revisão desde 2009, ajustando-os aos diferentes contextos locais;
•    O alargamento dos níveis remuneratórios e a contabilização integral do tempo de serviço;
•    A redução da burocracia e a definição de horários realistas, adequados às deslocações e aos diferentes níveis de ensino;
•    A valorização do ensino presencial, evitando o recurso excessivo ao ensino a distância;
•    A promoção de formação contínua e a revisão do atual sistema de avaliação docente.


Para a FNE, é fundamental garantir um EPE gratuito, de qualidade e sustentado na valorização dos seus professores, assegurando, assim, a continuidade da ligação dos portugueses e lusodescendentes à língua, à cultura e à identidade nacionais.



A FNE considera urgente a revisão do regime jurídico do EPE, a criação de uma carreira verdadeiramente digna e estável, a atualização das remunerações, a garantia de condições de trabalho justas e o reforço do ensino presencial.

Porque valorizar o Ensino Português no Estrangeiro é valorizar Portugal, a sua língua, a sua cultura e as suas comunidades espalhadas pelo mundo.


Consulte aqui o documento entregue pela FNE nesta Audiência

Notícias Relacionadas

FNE alerta: números das colocações mostram um sistema ainda demasiado dependente da mobilidade docente

FNE alerta: números das colocações mostram um sistema ainda demasiado dependente da mobilidade docente

Mais de 20 mil colocações nesta fase, 95% através da Mo...

17 agosto 2026

Professores Classificadores

Professores Classificadores

FNE quer transformar solução excecional num regime perma...

14 agosto 2026

FNE apresenta 10 garantias para recuperar a confiança nos Exames Nacionais de 2027

FNE apresenta 10 garantias para recuperar a confiança nos Exames Nacionais de 2027

Na sequência dos problemas verificados durante o proces...

4 agosto 2026

FNE considera propostas do Governo insuficientes na revisão do regime do Ensino Português no Estrangeiro

FNE considera propostas do Governo insuficientes na revisão do regime do Ensino Português no Estrangeiro

A FNE, representada por Paulo Fernandes, Secretário-Geral...

3 agosto 2026

Voltar