9 Junho 2025
Notícias FNE
A Federação Nacional da Educação e a AFIET – Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho vão lançar uma nova Consulta Nacional a todos os docentes dos ensinos básico e secundário, sobre a carreira docente e o seu desenvolvimento, bem como sobre as condições de trabalho ao longo do ano letivo de 2024/2025 que agora está a terminar.
A consulta estará disponível para participação online nos sites e redes sociais da FNE e da AFIET, entre os dias 13 e 27 de junho próximos.
Esta consulta debruçar-se-á sobre as seguintes dimensões: Bem-estar e desenvolvimento profissional, condições de exercício profissional, as novas ferramentas digitais e o ensino e indisciplina em contexto escola e formação contínua.
No inquérito respeitante ao ano letivo 2023-2024 concluía-se que “a maioria dos educadores e professores portugueses gostam da sua profissão, desejam continuar a trabalhar como docentes, por ser do que gostam de fazer, mas sentem que a sociedade não tem um reconhecimento positivo do seu trabalho, considerando ainda que não têm uma remuneração que corresponda ao nível das qualificações e competências que lhes são exigidas”.
Estes aspetos voltarão a integrar o questionário deste ano, no sentido de perceber se haverá alterações de perceção nas respostas dos respondentes.
Terminada a consulta e os trabalhos de leitura e análise a ela associados, a FNE e a AFIET apresentarão os resultados no final do mês de julho.
A primeira consulta nacional da FNE/AFIET sobre a carreira docente e condições de trabalho dos docentes portugueses ocorreu no final do ano letivo de 2020-2021.
Notícias Relacionadas
FNE alerta para necessidade de corrigir erros na mobilidade docente
A Federação Nacional da Educação (FNE) tem vindo a rec...
21 Agosto 2025
FNE e MECI reúnem sobre reformas na Educação
Conheça aqui as reações da FNE, na voz de Pedro Bar...
5 Agosto 2025
FNE e MECI reuniram sobre apoios a docentes deslocados
FNE e MECI reuniram esta tarde para continuação do proce...
5 Agosto 2025
FNE exige esclarecimentos urgentes sobre reforma do MECI
Alterações desta dimensão não podem avançar sem auscult...
4 Agosto 2025