SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Portugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

FNE e MECI reúnem sobre o tema 2 da revisão do ECD


23 junho 2026

Notícias FNE

FNE e MECI reúnem sobre o tema 2 da revisão do ECD

A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne na próxima sexta-feira, 26 de junho, às 14h00, com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), nas instalações do Ministério, em Lisboa, para nova ronda negocial no âmbito da revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD).

A reunião será dedicada ao Tema 2 do protocolo negocial, centrado no modelo de recrutamento e colocação de docentes.

Na resposta ao articulado apresentado pela tutela na última reunião de negociação, a 18 de maio, a FNE reafirmou nesse seu Parecer – enviado a 22 de maio - a importância de que a revisão do regime de recrutamento e colocação:

• assegure estabilidade profissional aos docentes;

• promova a continuidade pedagógica;

• respeite integralmente a graduação profissional;

• garanta transparência, auditabilidade e previsibilidade dos procedimentos concursais;

• elimine fatores de instabilidade e injustiça na colocação dos docentes.

Para a FNE, qualquer alteração ao atual modelo deve ter como prioridade a valorização dos docentes, articulada com a criação de condições que permitam às escolas dar uma resposta adequada às necessidades dos alunos. Nesse sentido, a Federação espera que esta reunião negocial possibilite uma aproximação às propostas e aos contributos que tem vindo a apresentar.

A postura construtiva, responsável e exigente que a FNE tem demonstrado ao longo deste processo negocial visa assegurar soluções equilibradas, juridicamente consistentes e plenamente respeitadoras dos direitos e legítimas expectativas dos professores e educadores.

 A delegação da FNE estará disponível para declarações no local no final da reunião.

 

Porto, 23 de junho de 2026

A Comissão Executiva da FNE


CONSULTE AQUI TODAS AS PROPOSTAS E CONTRAPROPOSTAS DA NEGOCIAÇÃO DO ECD


Notícias Relacionadas

FNE dirige Carta Aberta ao Ministro da Educação e pede decisões concretas para 2026/2027

FNE dirige Carta Aberta ao Ministro da Educação e pede decisões concretas para 2026/2027

Federação considera que os principais problemas da Educa...

2 setembro 2026

Novo Ano Letivo no EPE com menos Professores

Novo Ano Letivo no EPE com menos Professores

Foi publicado, no passado dia 28 de agosto, o Despacho n....

31 agosto 2026

FNE: Mais jovens procuram a docência, mas atrair não chega - é preciso formar, fixar e reter

FNE: Mais jovens procuram a docência, mas atrair não chega - é preciso formar, fixar e reter

A Federação Nacional da Educação - FNE considera pos...

24 agosto 2026

FNE alerta: números das colocações mostram um sistema ainda demasiado dependente da mobilidade docente

FNE alerta: números das colocações mostram um sistema ainda demasiado dependente da mobilidade docente

Mais de 20 mil colocações nesta fase, 95% através da Mo...

17 agosto 2026

Voltar