SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

FNE avança com pedido de negociação suplementar sobre mobilidade por doença e renovação de contratos


23 Maio 2022

Notícias FNE

FNE avança com pedido de negociação suplementar sobre mobilidade por doença e renovação de contratos

A Federação Nacional da Educação (FNE) avançou com um Pedido de negociação suplementar, relativo às propostas apresentadas nas reuniões de 16 e 18 de maio de 2022, pelo Ministério da Educação, sobre as matérias das “regras de mobilidade por doença e da criação de um quadro de maior estabilidade nas Escolas para os Docentes contratados”.


A FNE relembra e entende que, após os dois encontros da passada semana, ainda não ficaram totalmente resolvidas todas as suas preocupações:

- Ao nível da mobilidade por doença: a garantia de que todos os que a ela tenham direito dela beneficiem;

- Ao nível da renovação de contratos: que não se promova a subversão da lista graduada e a falta de reconhecimento das expetativas dos docentes expressas quando concorreram.


Para a FNE, a proposta do Ministério da Educação a propósito destes temas configura um caráter transitório e conjuntural, devendo o enquadramento destas situações integrar a próxima revisão do regime de seleção e recrutamento de docentes, cujo enquadramento legal carece de atualização e correção, no sentido da eliminação dos fatores que o têm vindo a distorcer, mantendo-o como um fator de confiança para todos, assentando em critérios de transparência, justiça e equidade.


Desta forma, tendo terminado o período de negociação sem que tenha havido acordo, a FNE entende apresentar um pedido de negociação suplementar sobre estas matérias, nos termos dos nºs 1 e 2 do artigo 352º da Lei Geral de Trabalho em Funções Públicas.


Porto, 23 de maio de 2022

A Comissão Executiva da FNE



Notícias Relacionadas

Balanço da negociação da proposta de DL relativo às Escolas Portuguesas no Estrangeiro da rede pública

Balanço da negociação da proposta de DL relativo às Escolas Portuguesas no Estrangeiro da rede pública

Manuel Teodósio, Vice-Secretário-Geral da FNE, fez o balan...

16 Abril 2025

LUSA | Governo e sindicatos aproximam-se sobre as condições de docentes no estrangeiro

LUSA | Governo e sindicatos aproximam-se sobre as condições de docentes no estrangeiro

Lisboa, 16 abr 2025 (Lusa) - Manuel Teodósio, vice-secret...

16 Abril 2025

Voltar