SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

FNE reúne com Ministério da Educação a 16 e 18 de maio


13 Maio 2022

Notícias FNE

FNE reúne com Ministério da Educação a 16 e 18 de maio

O Ministério da Educação (ME) convocou a Federação Nacional da Educação (FNE) para duas reuniões nos próximos dias 16 e 18 de maio de 2022, às 15h30m e 17h00m respetivamente, com o Secretário de Estado António Leite, nas instalações do Ministério da Educação, Av. Infante Santo, 2, Lisboa.


Em cima da mesa destes encontros vão estar a regulamentação da mobilidade por doença e a criação de um quadro de maior estabilidade nas escolas para os docentes contratados.

Para a FNE é essencial que o ME garanta que, no próximo ano letivo, estejam preenchidas as condições necessárias de melhoria das condições de trabalho dos educadores e professores, sublinhando que as soluções para aquelas e outras matérias devem garantir e preservar um grau de efetiva justiça, transparência e equidade.

Sobre os temas a debate, a FNE vai sublinhar ao ME que as questões de recrutamento e mobilidade de professores não se resumem a um mero articulado legislativo pois, para terem um verdadeiro impacto no sistema educativo e na vida dos docentes, têm que ser tratadas em interligação com o currículo, os grupos de recrutamento, com a formação inicial de professores e com a própria valorização e rejuvenescimento da profissão docente.

São várias as linhas de negociação que a FNE entende que devem ser promovidas, sempre na assunção de reforçar junto da tutela a necessidade de uma aposta em fatores que garantam a atratividade da profissão, tal como a valorização das carreiras na Educação, a transferência de competências para os municípios e uma avaliação de desempenho digna e justa.

Em matéria de mobilidade interna, a FNE defende que as ofertas em concurso devem integrar não apenas os horários completos, mas também os horários incompletos.

A FNE considera fundamental que a nova equipa ministerial abra espaços de diálogo e de negociação, nos quais possam ser analisadas e debatidas as propostas que a federação tem como imprescindíveis para uma Educação de qualidade, justa, inclusiva e sustentável.


A delegação da FNE estará disponível no final da reunião para declarações à comunicação social.

 

Porto, 13 de maio de 2022

A Comissão Executiva da FNE



Notícias Relacionadas

A edição de dezembro 2025 do Jornal FNE já está disponível para consulta

A edição de dezembro 2025 do Jornal FNE já está disponível para consulta

A edição de novembro 2025 do Jornal FNE já está dispon...

2 Dezembro 2025

Conselho Geral da FNE reuniu no Porto

Conselho Geral da FNE reuniu no Porto

O Conselho Geral da FNE reuniu na tarde deste sábado, 29 ...

29 Novembro 2025

Falta de vagas na Profissionalização em Serviço exige resposta urgente do MECI

Falta de vagas na Profissionalização em Serviço exige resposta urgente do MECI

A Federação Nacional da Educação (FNE) tem recebido v...

28 Novembro 2025

Motivos da adesão à Greve Geral de 11 de dezembro de 2025

Motivos da adesão à Greve Geral de 11 de dezembro de 2025

A FNE manifesta, antes de mais, perplexidade perante os mo...

21 Novembro 2025

Voltar