SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

Envie esta mensagem ao Ministro da Educação


7 Outubro 2024

Notícias FNE

Envie esta mensagem ao Ministro da Educação
Comemorar com +Esperança e +Alegria o Dia Mundial do Professor

Colabore connosco e ajude-nos a identificar as prioridades educativas que devem ser consideradas como as de maior urgente resolução.

Queremos que as nossas escolas sejam espaços onde todos se sintam valorizados, respeitados e com todas as condições para poderem exercer, com dignidade, o seu trabalho. 

Que a Esperança seja acompanhada pela Alegria, inspirando-nos a superar desafios e a alcançar o justo reconhecimento da profissão docente.


Consulte aqui o flyer da mensagem ao Ministro


Excelentíssimo Senhor Ministro,
Fernando Alexandre

Aproveitamos a celebração do Dia Mundial do Professor para enaltecer a profunda importância da profissão docente.
A educação é mais do que a transmissão de conhecimentos; é a construção de futuros, a moldagem de mentes e a formação de cidadãos. Para que essa missão seja cumprida com excelência, é fundamental que as escolas sejam espaços onde a alegria, a valorização e o respeito sejam assumidos como fundamentais.
A alegria, sentimento tão essencial à vida, deve permear o ambiente escolar. Um professor alegre transmite entusiasmo, inspira os alunos e cria um clima propício para a aprendizagem. 
No entanto, para que a alegria possa florescer nas escolas, é preciso que todos os Professores se sintam valorizados. As condições para o exercício da profissão devem ser dignas, proporcionando aos professores todos os meios necessários para o exercício das suas funções com excelência, seja ao nível dos horários de trabalho, dos custos associados ao alojamento, deslocações, materiais e do justo desenvolvimento da carreira.   
A valorização salarial e a garantia de um ambiente de trabalho seguro e saudável são medidas indispensáveis para atrair e reter os melhores profissionais para a educação.
Acreditamos que a ESPERANÇA, acompanhada pela ALEGRIA, nos inspira a superar os desafios e a alcançar o justo reconhecimento da profissão docente. 
A educação é o mais importante investimento no futuro do nosso país e, por isso, é fundamental que o governo continue a trabalhar para garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. Isso só será possível com Professores motivados e valorizados.
Que este Dia Mundial do Professor seja um marco para a valorização da nossa profissão e para a construção de um futuro mais justo e promissor para todos.


 

Notícias Relacionadas

Preocupação com as condições de arranque do próximo ano letivo

Preocupação com as condições de arranque do próximo ano letivo

A Federação Nacional da Educação (FNE) manifesta a sua...

19 Junho 2025

FNE exige correção urgente de orientações da DGAE sobre progressão de docentes reposicionados

FNE exige correção urgente de orientações da DGAE sobre progressão de docentes reposicionados

A Federação Nacional da Educação (FNE), em representaç...

17 Junho 2025

FNE responde ao Programa de Governo sobre a valorização dos professores

FNE responde ao Programa de Governo sobre a valorização dos professores

A Federação Nacional da Educação (FNE) tomou conhe...

17 Junho 2025

FNE defende um virar de página no Ensino Português no Estrangeiro

FNE defende um virar de página no Ensino Português no Estrangeiro

A FNE enviou a 13 de junho, ao Ministro de Estado e dos Neg...

16 Junho 2025

Voltar