SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

FNE celebra 38º aniversário com iniciativas online


29 Outubro 2020

Notícias FNE

FNE celebra 38º aniversário com iniciativas online
A Federação Nacional da Educação (FNE) festeja o seu 38º aniversário no próximo dia 2 de novembro. A data ficará marcada por iniciativas online, realizadas pelos Sindicatos da FNE e que podem ser acompanhadas ao longo do dia no site e redes sociais da federação.

São 38 anos de ação sindical livre e democrática, com resultados práticos na vida e nas condições de trabalho dos educadores e professores e também dos trabalhadores não docentes portugueses. Muitas vitórias e sucessos assinalados em acordos e na contratação coletiva, que permitiram a valorização profissional e social da condição docente e das condições de trabalho de todos os trabalhadores não docentes da educação.

Na constituição daquela que foi a primeira federação nacional de sindicatos de professores (a então FNSP-Federação Nacional dos Sindicatos de Professores, mais tarde FNE), as palavras eram claras: “Só unidos reivindicaremos com força, só unidos poderemos defender com êxito os professores e o ensino". E é esta afirmação coletiva da nossa fé no valor do sindicalismo democrático e de negociação, na importância da educação como motor da sociedade e na força fundamental da unidade que temos colocado em prática desde 1982.

Nestes 38 anos de vida e ação sindicais são vários os motivos de que nos orgulhamos.

Estivemos na origem do primeiro Estatuto da Carreira Docente, em 1989, e na sua revisão em 2010, bem como na génese do Regime Jurídico dos Trabalhadores Não Docentes, em 1999.
Conduzimos a profissão docente à sua equiparação com a Carreira Técnica Superior, em 1989.

Celebrámos acordos que levaram à histórica efetivação de 22 mil professores em 1985 e 15 mil em 1998.

Estivemos na origem da definição da Carreira Única para os professores dos ensinos básico e secundário e educadores de infância.

Celebrámos o acordo que conduziu à revisão das carreiras docentes do Ensino Superior Universitário e Politécnico, em 2009, e à definição do novo regime de Enquadramento do Ensino Português no Estrangeiro (EPE), no mesmo ano.

Celebrámos acordos de contratação coletiva com a AEEP (Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo), CNEF (Confederação Nacional da Educação e Formação), com a UMP (União das Misericórdias Portuguesas), com a CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade) e com a União das Mutualidades Portuguesas.

Este é um percurso de que muito nos orgulhamos.

E fizemo-lo respeitando integralmente a afirmação que constava do Manifesto que foi apresentado publicamente no dia 4 de novembro de 1982: “O futuro de Portugal depende do nível de educação a que o povo tiver acesso”, acrescentando que “Não há educação sem professores e como os bons professores hão de ter boas condições de trabalho e um nível de vida adequado, a Federação manter-se-á na primeira linha na defesa de condições de vida e de trabalho dignas para profissionais a quem pertence, em boa parte, a definição do futuro.”

Foi assim e é assim. Não desistimos de estar sempre do lado de todos os profissionais da Educação que, muitas vezes com sacrifícios vários, pessoais, familiares, profissionais e sociais, garantem o funcionamento do sistema educativo, em todas as suas vertentes, contribuindo para a oferta, aos nossos alunos, jovens e adultos, de uma Educação de Qualidade e para uma sociedade mais justa, mais sustentável e mais inclusiva para todos.

Sempre pela valorização e dignificação dos profissionais que representamos.

Os trabalhadores da educação podem contar com a FNE: ontem, hoje e amanhã.
 



Notícias Relacionadas

Lista de vencedores do concurso

Lista de vencedores do concurso "Era uma vez...o 1º de Maio" - 2025

Já são conhecidos os vencedores do concurso "Era uma vez....

24 Abril 2025

FNE organiza mesa-redonda com partidos políticos sobre as

FNE organiza mesa-redonda com partidos políticos sobre as "Apostas na Educação"

A Federação Nacional da Educação (FNE) realiza no pró...

23 Abril 2025

Balanço da negociação da proposta de DL relativo às Escolas Portuguesas no Estrangeiro da rede pública

Balanço da negociação da proposta de DL relativo às Escolas Portuguesas no Estrangeiro da rede pública

Manuel Teodósio, Vice-Secretário-Geral da FNE, fez o balan...

16 Abril 2025

Voltar