SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

FNE e CNEF negoceiam revisão do Contrato Coletivo de Trabalho


27 Janeiro 2022

Notícias FNE

FNE e CNEF negoceiam revisão do Contrato Coletivo de Trabalho

A FNE e os 16 sindicatos que constituem a Frente Sindical da UGT realizaram ontem, 26 de janeiro de 2022, em Lisboa, a primeira reunião negocial de revisão do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) com a CNEF (Confederação Nacional de Educação e Formação) para os trabalhadores docentes e não docentes do ensino particular e cooperativo e escolas profissionais.

As matérias apresentadas pela FNE, organização sindical que coordena esta frente negocial da UGT, incidem sobre um conjunto de cláusulas que visam melhorar as condições de trabalho e de carreira de todos os profissionais do setor privado da educação. Matérias como a contagem do tempo de serviço dos associados dos sindicatos subscritores do CCT e prestado anteriormente à subordinação da convenção coletiva, a reestruturação da carreira dos docentes do ensino profissional - de modo a integrar estes docentes na carreira que já se encontra definida para os educadores e professores profissionalizados da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário do ensino particular e cooperativo -, a fixação de um limite máximo de horas letivas prestadas pelos docentes do ensino profissional em cada ano escolar ou a clarificação do tempo destinado à função do diretor de turma estiveram em cima da mesa de negociação.

Temas como a clarificação da contagem do tempo gasto pelos docentes na deslocação entre polos educativos pertencentes à mesma entidade empregadora, a revisão do valor pago por quilómetro de acordo com o estabelecido no CCT, a garantia do gozo de uma parte das férias em período que possa ir ao encontro do interesse familiar e a revisão das remunerações para o período de vigência de dois anos que acomode, por um lado, a inflação prevista e por outro um ganho do poder de compra, fizeram ainda parte das propostas do caderno de revisão do atual CCT entre a FNE e a CNEF.

O balanço que a FNE faz desta primeira reunião negocial é positivo, com convergência da parte patronal em algumas das propostas apresentadas. No entanto, algumas matérias carecem de maior aprofundamento negocial, pelo que voltarão à negociação nas próximas reuniões, já agendadas para os próximos dias 3, 16 e 23 de fevereiro.

Como em qualquer processo negocial entre sindicatos e representantes dos empregadores este é mais um processo que encerra dificuldades. No entanto, cremos que através de um diálogo sereno e construtivo - como tem sido a linha de orientação negocial da FNE e dos 16 sindicatos da UGT envolvidos nas negociações com a CNEF ao longo de muitos anos – tudo será feito com o propósito de valorizar o trabalho dos profissionais do setor privado da educação e a qualidade de ensino que é prestada aos alunos que o frequentam.


Porto, 27 de janeiro de 2022



Notícias Relacionadas

FNE reuniu com Grupo Parlamentar do PSD

FNE reuniu com Grupo Parlamentar do PSD

A FNE reuniu esta manhã com o Grupo Parlamentar do PSD, n...

9 Julho 2025

FNE reúne com grupo parlamentar do PSD

FNE reúne com grupo parlamentar do PSD

A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne-se no pr...

6 Julho 2025

FNE reuniu com CHEGA

FNE reuniu com CHEGA

O Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, reuniu na manh...

3 Julho 2025

FNE reúne com Grupo Parlamentar do CHEGA

FNE reúne com Grupo Parlamentar do CHEGA

A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne-se no pró...

1 Julho 2025

Voltar