secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE em projeto europeu de riscos psicossociais na educação


6 Fevereiro 2024

Notícias FNE

FNE em projeto europeu de riscos psicossociais na educação

A FNE é uma de três organizações sindicais da Europa a integrar o projeto “Après COVID”, no âmbito dos riscos psicossociais na educação.

À luz do profundo impacto da crise da pandemia no setor educativo, o Comité Sindical Europeu para a Educação (CSEE) e a Federação Europeia dos Empregadores da Educação (EFEE) lançaram o projeto, já com luz verde do financiamento da Comissão Europeia.

A iniciativa, liderada pelo CSEE/Martina Di Ridolfo, será desenvolvida em parceria com sindicatos da educação e organizações patronais da Bélgica, Malta, Portugal e Eslovénia, ao longo dos próximos dois anos (outubro de 2023 a setembro de 2025).

O principal objetivo do projeto é avaliar o impacto a longo prazo da crise da COVID nos riscos psicossociais na profissão docente e promover ativamente uma recuperação equitativa e sustentável, liderada pela educação.

Com base nos esforços colaborativos do CSEE e da EFEE em matéria de saúde e segurança no trabalho, o projeto 'APRES COVID' alinha-se com o Programa de Trabalho 2023-2024 do Comité Europeu do Diálogo Social Setorial na Educação (ESSDE, na sigla inglesa), em particular com a prioridade de criar condições de trabalho seguras e saudáveis na educação.

Sob a liderança de um Grupo Consultivo, onde consta um representante da FNE, o projeto desenvolve-se através de uma série de atividades, incluindo um inquérito online entre organizações membros do CSEE e da EFEE, três visitas de estudo de caso (Eslovénia, Portugal e Malta), um seminário de formação e uma conferência final, habitualmente realizada em Bruxelas.

Cada um destes esforços foi concebido para avaliar o impacto a longo prazo da crise da COVID-19, reunir boas práticas dos parceiros sociais da educação a nível nacional, regional e local e contribuir para a possível revisão das Orientações Práticas Conjuntas sobre Como Promover Iniciativas Conjuntas de Parceiros Sociais a nível europeu, nacional, regional e local, para prevenir e combater os riscos psicossociais na educação.

Como primeiro passo, em 8 de dezembro de 2023 ocorreu a primeira reunião do Grupo Consultivo do projeto, com uma discussão inicial sobre as principais prioridades sobre a situação dos riscos psicossociais na educação e as principais prioridades a incluir no projeto.

Ao embarcar nesta jornada, o CSEE acredita que este será um projeto fundamental para garantir uma recuperação duradoura e sustentável da crise da COVID 19 e para fortalecer o papel do diálogo social setorial sobre saúde e segurança ocupacional no setor da educação a nível europeu.

No dia 23 de fevereiro de 2024 está marcada uma segunda reunião do Grupo Consultivo, desta feita presencial, em Bruxelas. Um dos assuntos a tratar é a seleção da visita a uma escola em Portugal.


Notícias Relacionadas

FNE lança apelo urgente ao MECI: Cerca de 160 professores ficarão impedidos de trabalhar durante o próximo ano!

FNE lança apelo urgente ao MECI: Cerca de 160 professores ficarão impedidos de trabalhar durante o próximo ano!

A Federação Nacional da Educação (FNE) fez chegar ...

6 Fevereiro 2024

Plano não resolve o problema da falta de professores - FNE

Plano não resolve o problema da falta de professores - FNE

À saída da reunião com o Ministério da Educação, C...

6 Fevereiro 2024

Presidente da República promulga diploma de recuperação do tempo de serviço docente

Presidente da República promulga diploma de recuperação do tempo de serviço docente

Lisboa, 23 jul 2024 (Lusa) – O Presidente da Repúbl...

6 Fevereiro 2024