secretariado@spzn.pt https://spzn.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE reúne com PSD e PS para denunciar ausência de medidas na Educação


13 Novembro 2020

Notícias FNE

FNE reúne com PSD e PS para denunciar ausência de medidas na Educação
A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne na próxima 2ª feira, 16 de novembro, pelas 15h30, com o Presidente do PSD, Rui Rio, na sede do partido no Porto (Rua Guerra Junqueiro, 64) e às 17h30, com o deputado do PS, Porfírio Silva, em regime de videoconferência.

Após as reuniões com os grupos parlamentares do PEV, PSD e BE, a FNE vai agora apresentar a PSD e PS as propostas da FNE relativas ao Orçamento de Estado para 2021, que defendem a disponibilização para a Educação e Formação dos meios e dos recursos indispensáveis para o tempo excecional que estamos a viver e para os tempos que se avizinham, assim como para os alertar sobre a ausência de medidas adequadas relativas ao rejuvenescimento do corpo docente e ao acesso à aposentação antecipada.

Nestes encontros vamos também denunciar o profundo silêncio do Ministro da Educação que ignorou até agora as propostas da FNE sobre as condições de desenvolvimento do ano letivo sofrendo-se hoje as consequências desta ausência de medidas apropriadas.

A FNE vai levar a mensagem a ambos os partidos de que, ao contrário do que o Governo tem feito, é necessário dar voz às organizações sindicais que representam os docentes e não docentes e que a desvalorização do diálogo e da concertação social complicam ainda mais o caminho nesta já difícil conjuntura que vivemos.

Matérias como a mais recente questão da seleção de docentes sem componente letiva que podem ser chamados para realização de tarefas de rastreio de COVID-19 e a situação dos milhares de alunos sem professores que abre uma ferida gravíssima no direito à educação e à igualdade de oportunidades para todos, além da ausência de medidas adequadas para o desenvolvimento do ano letivo que, para ser presencial, exige medidas especiais que permitam a sua concretização em segurança, vão estar também em debate.

Estas reuniões inserem-se num conjunto de iniciativas que a FNE pretende levar a cabo com os Partidos representados na Assembleia da República, de forma a manifestar preocupações com vários temas ligados às políticas de Educação que o Governo tem levado a cabo e demonstrar a sua disponibilidade para um diálogo regular que permita partilhar as perspetivas, atividades e objetivos para o setor.

No quadro destas iniciativas, os representantes da FNE estarão disponíveis para prestar declarações aos Órgãos de Comunicação Social.



FNE, 13 novembro 2020


Notícias Relacionadas

FNE no congresso do CSEE em Montenegro

FNE no congresso do CSEE em Montenegro

O congresso do Comité Sindical Europeu da Educação (CSE...

27 Novembro 2024

FNE lança ao setor social o processo de abertura de negociações salariais para 2025

FNE lança ao setor social o processo de abertura de negociações salariais para 2025

A FNE, no âmbito de uma Frente de Sindicatos da UGT envio...

15 Novembro 2024

Publicado no BTE n.º41 o Contrato Coletivo entre FNE e UMP

Publicado no BTE n.º41 o Contrato Coletivo entre FNE e UMP

Na sequência do acordo celebrado a 18 de julho passado, f...

15 Novembro 2024

FÓRUM FNE 2024

FÓRUM FNE 2024

Alexandre Homem Cristo no Fórum FNE 2024: “Na escola nada...

10 Novembro 2024

Voltar