22 Novembro 2023
Notícias FNE
A Internacional da Educação (IE) acaba de lançar um apelo à solidariedade em prol dos nossos colegas palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, em particular ao Sindicato Geral dos Professores Palestinos (GUPT), ao Sindicato Geral dos Trabalhadores em Jardins de Infância e Escolas Privadas (GUWKPS) e à Federação Palestina dos Sindicatos dos Professores e Funcionários Universitários (PFUUPE).
O impacto do conflito armado entre Israel e o Hamas causou a perda de vidas humanas, tanto em Israel como em Gaza, e deixou as comunidades educativas e o mundo inteiro em estado de choque. A IE expressou imediatamente a nossa solidariedade global com as organizações membros em Israel e na Palestina.
Mais de 10 mil pessoas, metade das quais crianças, foram mortas no último mês e uma esmagadora maioria dos palestinos mortos são civis. Atualmente, pelo menos 42% de todas as unidades habitacionais na Faixa de Gaza foram destruídas ou danificadas. Os bombardeamentos também destruíram 258 instituições de ensino, nove universidades e a maior parte das estruturas de saúde. As nossas organizações irmãs na Palestina relataram pelo menos a morte de 130 professores.
Devido à guerra Hamas-Israel, o povo de Gaza enfrenta condições de vida desastrosas e carece das necessidades básicas: abrigo, alimentos, água, combustível, eletricidade, saneamento e saúde. As instalações educativas permanecem fechadas, negando a mais de 625 mil alunos o acesso à educação. Muitas instalações educacionais são usadas como abrigos, apesar de não serem seguras, devido a danos ou à ameaça de novos ataques.
As organizações membros da IE na Cisjordânia mobilizaram redes, entre outros, através das agências da ONU, UNRWA e UNICEF, para satisfazer as necessidades mais urgentes de professores e alunos. Isso inclui a distribuição de cobertores para enfrentar o frio desta época do ano e de alimentos, além de livros e brinquedos para as crianças.
Embora as afiliadas da IE operem principalmente na Cisjordânia, onde os seus membros se envolvem ativamente na defesa dos direitos e do bem-estar dos educadores, estabeleceram ligações com professores em Gaza. O GUPT, o GUWKPS e o PFUUPE estão a recolher recursos para utilizar as suas redes para apoiar os professores em Gaza e, sempre que possível, estão abertas a trabalhar com as agências das Nações Unidas, que ainda estão operacionais em Gaza.
A IE procura o apoio financeiro para ajudar as nossas organizações irmãs na Palestina, nos seus esforços para ajudar professores e alunos necessitados na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.
Pode-se contribuir para o Fundo de Solidariedade de acordo com a capacidade financeira de cada um, fazendo um donativo para:
Educação Internacional
Banco ING
24, Avenida Marnix 1000 Bruxelas
IBAN: BE05 3101 0061 7075
Rápido: BBRUBEBB
Com a indicação: Recurso de Assistência Humanitária 2023/11.
Notícias Relacionadas
Balanço da reunião entre FNE e MECI
A FNE reuniu na tarde de 20 de dezembro com o Ministé...
20 Dezembro 2024
Reunião FNE/MECI: "Queremos que os futuros professores tenham condições e não desistam da profissão"
Pedro Barreiros, Secretário-Geral da FNE, fez o balanço da...
13 Dezembro 2024
FNE avança com pedido de negociação suplementar na habilitação para a docência
A FNE avançou esta manhã com um pedido de negociaç...
12 Dezembro 2024
Negociação sindical - 5 DEZ 2024
Reunião negocial entre FNE e MECI sobre o regime jurídic...
3 Dezembro 2024