3 Setembro 2024
Notícias FNE
A Federação Nacional da Educação (FNE) e o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) deram um passo decisivo para a valorização da carreira docente em Portugal.
Com a publicação do Decreto-Lei n.º 48-B/2024, resultante do acordo firmado entre a FNE e o MECI a 21 de maio de 2024, foi estabelecido um regime especial de recuperação do tempo de serviço congelado, reconhecendo a justiça da luta incansável dos professores portugueses ao longo dos últimos anos.
Na próxima segunda-feira, dia 9 de setembro, pelas 14:30H, nas instalações do ministério, na Av. Infante Santo, n.º 2, em Lisboa, representantes das diversas organizações sindicais, as que assinaram o acordo e aquelas que optaram por não o fazer, reunir-se-ão para analisar a implementação desta medida histórica.
A comissão de acompanhamento proposta pela FNE, no âmbito das negociações, terá como principal objetivo garantir que todos os professores sejam beneficiados de forma equitativa, transparente e resolver casos pontuais que sejam detetados.
A recuperação integral do tempo de serviço, para efeitos de progressão na carreira, representa um avanço significativo, permitindo aos professores progredir sem constrangimentos, aceder a níveis de remuneração mais elevados e obter maior reconhecimento e valorização social.
Este marco histórico é fruto de uma luta incansável dos professores portugueses e de um diálogo construtivo entre a FNE e o MECI.
Porto, 03 de setembro de 2024
A Comissão Executiva da FNE
Notícias Relacionadas
Preocupação com as condições de arranque do próximo ano letivo
A Federação Nacional da Educação (FNE) manifesta a sua...
19 Junho 2025
FNE exige correção urgente de orientações da DGAE sobre progressão de docentes reposicionados
A Federação Nacional da Educação (FNE), em representaç...
17 Junho 2025
FNE responde ao Programa de Governo sobre a valorização dos professores
A Federação Nacional da Educação (FNE) tomou conhe...
17 Junho 2025
FNE defende um virar de página no Ensino Português no Estrangeiro
A FNE enviou a 13 de junho, ao Ministro de Estado e dos Neg...
16 Junho 2025