SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://spzn.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

Valorizar a escola é investir no futuro


6 Outubro 2021

Notícias FNE

Valorizar a escola é investir no futuro

Valorizar a carreira, Rejuvenescer o corpo docente e Combater a precariedade. Foram estas as reivindicações comuns apontadas pelos líderes dos sindicatos de docentes pertencentes à FNE, no webinário "Sindicatos pela atratividade da profissão docente", realizado na tarde de 5 de outubro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Professor de 2021.

Num seminário distribuído por mais de uma hora, moderado por João Dias da Silva, Secretário-Geral (SG) da FNE, os sete líderes dos sindicatos de docentes da FNE, de Portugal Continental, Açores, Madeira e Europa (SPZN,  SPZC, SDPGL, SDPSul, SDPA, SDPM e SPCL) sublinharam as inúmeras razões por que é tão urgente tornar a profissão de professor atrativa, para garantir o rejuvenescimento da classe docente, o fim da precariedade, uma aposentação digna e uma educação de qualidade ao longo de toda a vida.

O webinário  foi mais uma jornada na procura de propostas e soluções para uma escola mais inclusiva e mais sustentável, com o financiamento adequado e uma valorização que dignifique os desafios da sociedade no futuro.

Lucinda Manuela Dâmaso (Presidente SPZN): "Sempre se pediu muito aos professores e pouco lhes é reconhecido pelo Governo".

Manuel Teodósio (Presidente SPZC): "O Ministério da Educação devia reconhecer o empenho dos professores, mas a prioridade vai para fotos com feitos desportivos".

Conceição Alves Pinto (Presidente SDPGL): "Vivemos um inverno de negociação".

Josefa Lopes (Presidente SDPSul): "O Governo tem de perceber que valorizar a escola é investir no futuro".

Ricardo Baptista (Presidente SDPA): "É urgente valorizar a carreira de professor".

Pedro Cabrita (Presidente da Mesa da AG do SDPM): "A carreira tem sido atingida pelos números do excel do Ministro das Finanças".

Teresa Soares (SG do SPCL): "Queremos os nossos direitos como professores, como pessoas e como portugueses".

João Dias da Silva (SG FNE): "A FNE está disposta a lutar por todos e com todos para alcançar as medidas políticas necessárias aqui referidas".



Leia a reportagem completa sobre este webinário no jornal FNE deste mês.







Notícias Relacionadas

FNE reúne com Grupo Parlamentar do CHEGA

FNE reúne com Grupo Parlamentar do CHEGA

A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne-se no pró...

1 Julho 2025

1 de julho de 2025: Mais um passo na recuperação do tempo de serviço

1 de julho de 2025: Mais um passo na recuperação do tempo de serviço

O processo de recuperação do tempo de serviço dos profess...

1 Julho 2025

Ensinar em paz

Ensinar em paz

À medida que a guerra se intensifica, a Internacional da ...

30 Junho 2025

Jornal FNE - junho 2025

Jornal FNE - junho 2025

Este mês no Jornal FNE:▫️ No editorial, a Vice SG da F...

30 Junho 2025

Voltar