14 Dezembro 2021
Outras Notícias
O novo regime que permite a promoção de docentes e investigadores do ensino superior foi hoje publicado em Diário da República e prevê algumas alterações que, para o Governo, precedem uma “revisão mais ampla dos estatutos”.
O diploma, aprovado em 25 de novembro pelo Conselho de Ministros e publicado hoje, prevê a realização de concursos internos destinados a permitir a promoção a categorias intermédias e de topo das carreiras docentes do ensino superior e da carreira de investigação científica.
Globalmente, mantêm-se as regras previstas na execução do Orçamento do Estado para 2019, mas passam também a estar incluídos os concursos para a carreira de investigação científica, que o anterior não contemplava, e conta apenas a avaliação de mérito absoluto.
Essa avaliação, definida pelo conselho científico das instituições, assenta no “desempenho científico, capacidade pedagógica e de desempenho noutras atividades relevantes para a missão da instituição de ensino superior”.
O novo regime clarifica ainda as condições a cumprir pelos candidatos relacionadas com o período experimental e a integração no mapa de pessoal e atualiza os limites máximos até aos quais podem ser promovidos os concursos.
No caso dos concursos para promoção às categorias de professor associado e catedrático, e de investigador principal e coordenador, só podem ser abertos concursos para as áreas em que o conjunto de profissionais nessas categorias não exceda os 60% do total de docentes ou investigadores de carreira.
Para os concursos de promoção às carreiras de professor coordenador e coordenador principal, os limites estão fixados no Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico.
Por outro lado, no que respeita à composição dos júris dos concursos, introduz um princípio de representação equilibrada de género, fixando um mínimo de 40% de membros de cada sexo.
Este é um regime provisório que estará em vigor por 18 meses, uma limitação lamentada pelas estruturas sindicais, que reivindicam a revisão dos estatutos de carreiras docentes e de investigação científica.
No entanto, o executivo sublinha que o diploma representa uma renovação importante do regime que precede a uma revisão mais ampla dos estados, reconhecendo a necessidade de “desacoplar as condições de recrutamento das condições de progressão nas carreiras científicas e docentes” e assegurar às instituições as condições para cumprirem os requisitos de acreditação.
“Esta medida representa assim um passo importante na opção política de reforço das carreiras públicas de ensino e investigação científica, devendo ser enquadrada na evolução da última década e nos termos de melhor posicionar Portugal no contexto europeu”, lê-se no texto do decreto.
O novo regime resulta de um processo de negociação com as estruturas sindicais, tendo sido também ouvidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, o Conselho dos Laboratórios Associados e o Fórum dos Conselhos Científicos dos Laboratórios do Estado.
Lisboa, 14 dez 2021 (Lusa)
Decreto-Lei n.º 112/2021 de 14 de dezembro
Sumário: Aprova o regime de concursos internos de promoção a categorias intermédias e de topo das carreiras docentes do ensino superior e da carreira de investigação científica
https://www.spzn.pt/uploads/documentos/documento_1639501570_3117.pdf
Notícias Relacionadas
Reserva de Recrutamento 28 e Reserva de Recrutamento do Concurso Externo Extraordinário 15 - 2024/2025
Estão disponíveis para consulta as listas definitivas de...
17 Abril 2025
Atestado médico de Incapacidade Multiúso
Foi publicada a Portaria n.º 171/2025/1, de 10 de abril q...
14 Abril 2025
Aperfeiçoamento da Candidatura - Concurso Interno, Concurso Externo/Contratação Inicial/Reserva de Recrutamento
Aplicação eletrónica disponível entre o dia 10 e as 18...
10 Abril 2025
Reposicionamento na Carreira Docente 2024
Reposicionamento na Carreira Docente 2024 – Recibo e Rec...
3 Abril 2025